Brasília Amapá |
Manaus

Em 100 dias no governo, Jair Bolsonaro cumpre mais promessas que Dilma e Temer

Compartilhe

Brasil – Em 100 dias no governo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já cumpriu 12 promessas de um total de 58, outras 4 promessas estão sendo atendidas parcialmente. Isso faz com que Bolsonaro tenha cumprido mais promessas que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) no mesmo período.

O levantamento foi realizado pelo grupo Globo, e mostra que neste mesmo período Dilma havia cumprido 5 de 55 promessas e Temer 3 de um total de 20. A análise foi feita levando em consideração o que foi foi prometido durante a campanha eleitoral de 2018.

 

Promessas cumpridas por Bolsonaro

 

  • Das 12 promessas cumpridas, quatro são compromissos econômicos assumidos por Bolsonaro. Dois deles se referem a tributos – “Não aumentar impostos” e “Não recriar a CPMF” – e foram cumpridos porque não houve, de fato, aumento de impostos nem a volta da CPMF.
  • Outra promessa fala em “Reduzir alíquotas de importação e barreiras não tarifárias”. A redução foi feita para maquinários e equipamentos industriais e para insumos do setor químico nos primeiros 100 dias do governo. Além disso, entrou em vigor em março o acordo de livre comércio de automóveis e veículos comerciais leves entre Brasil e México.
  • A quarta promessa (“Fazer com que os preços praticados pela Petrobras sigam os mercados internacionais”) também foi cumprida porque a estatal manteve a política de repassar as variações de preços dos combustíveis no mercado internacional, adotando intervalos entre os reajustes e usando mecanismos de hedge.
  • Há ainda promessas cumpridas que são de cunho administrativo, como o fim do Ministério das Cidades, que foi absorvido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional; a criação do superministério da Economia e a alteração da estrutura federal agropecuária, que envolveu a absorção de estruturas que antes estavam nas pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e da Casa Civil pelo Ministério da Agricultura , por exemplo.
  • Outra promessa que envolve a máquina pública é a da diminuição do número de servidores comissionados. O decreto nº 9.725/2019, publicado no dia 13 de março, estabeleceu o corte de 21 mil cargos, funções e gratificações do Executivo. De forma imediata, foram extintos 159 cargos, além de 4.941 funções e 1.487 gratificações.

 

 

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7