Brasília Amapá |
Manaus

Deputado investigado na Lava-Jato dá apoio a medidas contra corrupção

Compartilhe

BRASÍLIA – Entre os mais de 1,5 milhão de brasileiros que assinaram a lista da apoio às medidas de combate à corrupção patrocinadas pelo Ministério Público Federal (MPF), aparece o nome do deputado Roberto Balestra (PP-GO). Detalhe: ele é um dos parlamentares investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) em função da Operação Lava-Jato, a mesma que motivou o Ministério Público a colher assinaturas pelo país para mudar a legislação brasileira.

Para tramitar no Congresso Nacional, as medidas serão apresentadas como projetos de lei de iniciativa popular. Para que isso ocorra, é necessário o apoio de cerca de 1,5 milhão de pessoas. Segundo o MPF, a marca foi alcançada na sexta-feira da semana passada.

De acordo com o MPF, o grupo de mulheres “As Coralinas” conseguiu na última segunda-feira o apoio de quatro parlamentares de Goiás. Balestra é investigado no inquérito 3.989, o maior da Lava-Jato em curso no STF. O processo trata dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e quadrilha, e tem outras 38 pessoas investigadas, incluindo vários deputados e senadores. A Lava-Jato apura principalmente corrupção em contratos da Petrobras.

– Não tem nada a ver. Eu não devo. Eu não devo. O próprio Paulo Roberto já afirmou e reafirmou que eu não tenho nada a ver com isso – disse Balestra, referindo-se ao ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

As propostas foram inicialmente feitas pela força-tarefa do Ministério Público que cuida da Lava-Jato. Depois, ganhou apoio do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Entre as medidas propostas, estão a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento das penas para corrupção envolvendo altos valores, maior celeridade nas ações de improbidade administrativa, e a criminalização do caixa dois.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7