Brasília Amapá |
Manaus

‘Decisões foram boas e acertadas’, diz vice-presidente da Câmara

Compartilhe

BRASÍLIA — Responsável por proferir duas decisões que levaram o processo contra Eduardo Cunha de volta à estaca zero, o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), diz que não é “nem aliado nem adversário” do peemedebista e nega ter beneficiado Cunha.

Como responde às críticas de que trabalha para cumprir ordens de Cunha?

Desinformação ou maledicência. Nenhum ato meu foi praticado por ordem de ninguém. Assumo todas as minhas decisões e estou acostumado a receber críticas. Algumas decisões tomadas hoje, que podem parecer ruins, serão no futuro reveladas e provadas como sendo boas e acertadas.

Afastar o relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, deputado Fausto Pinato, foi uma decisão arbitrária?

Nenhuma arbitrariedade foi cometida. É só gastar um pouquinho de tempo para ler o regimento da Câmara para que isso se faça evidente. O regimento diz que o relator não pode pertencer ao mesmo partido ou bloco parlamentar do deputado em investigação. Pinato não poderia ser o relator por fazer parte do bloco. Simples assim.

O senhor atuou para beneficiar o presidente da Câmara?

Nem no conselho e nem fora dele. Fiz em consonância com o regimento da Casa, para que não houvesse questionamentos capazes de anular todas as decisões do conselho no futuro. É claro e evidente que meus atos, ao contrário do que tem sido maldosamente divulgado, foram tomados para resguardar a lisura de todo o processo, impedindo vícios e irregularidades que possibilitem a sua contestação legal e uma frustração social muito maior no futuro.

Na Lava-Jato, o senhor é apontado pelo doleiro Alberto Youssef como um dos beneficiários de propina. Como responde a essa acusação?

Nenhuma das acusações caluniosas que eventualmente estejam associadas ao meu nome possui qualquer fundo de verdade. E para ratificar o que eu digo, apresento o fato de que nada do que foi afirmado se firmou ou restou provado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7