Brasília Amapá |
Manaus

Críticas de Lula à Lava-Jato provocam reação

Compartilhe

BRASÍLIA — Dirigentes de partidos de oposição ao governo e magistrados rebateram as declarações do ex-presidente Lula, que na terça-feira disse, em discurso a sindicalistas em São Paulo, que a Operação Lava-Jato pode trazer consequências negativas para o país, como aumento do desemprego.

O deputado Rubens Bueno (PR), líder do PPS na Câmara, disse que a força-tarefa da Lava-Jato não tem nenhuma relação “com a desorganização” dos governos petistas, que, segundo ele, levaram ao agravamento da crise econômica:

— A força-tarefa não tem nada a ver com os desmandos na economia do ex-presidente Lula. Toda essa desorganização da economia levou à gravidade dessa situação. A Lava-Jato, ao contrário, está colocando as coisas no seu devido lugar. Ele está tentando jogar para a Lava-Jato o que fizeram de errado na economia.

No discurso, Lula disse aos sindicalistas que “procurassem a força-tarefa, procurassem o juiz (Sérgio) Moro, para saber o seguinte: se eles estão discutindo quanto essa operação já deu de prejuízo à economia brasileira”.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Antonio César Bochenek, afirmou que a Lava Jato já recuperou mais de R$ 3 bilhões, além de bens móveis e imóveis:

— Eu acredito que a operação não deu nenhum prejuízo.

Já Ronaldo Caiado (GO), líder do DEM no Senado, disse que Lula usa de uma “velha tática” ao dizer que a crise pode quebrar o país, mas que o escândalo na Petrobras começou quando o petista era presidente:

— Enquanto Lula esteve na Presidência, foi formado o maior escândalo de corrupção na Petrobras. Ele agora vem dizer que essa crise vai quebrar o Brasil?

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) afirmou que o ex-presidente faz uso “de um método reverso”, de dizer que, quando o PT deixar o poder, a oposição vai destruir o país:

— Eles usam o método reverso, de que se tirarem o PT do poder os pobres passam fome, desemprego aumenta, mas é quase cinismo, porque alcançamos 10 milhões de desempregados com Dilma e o sistema econômico falindo. São egocêntricos ao ponto de dizer que só eles podem resolver os problema. (com G1)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7