Brasília Amapá |
Manaus

Corrupção é suprapartidária, diz Moro

Compartilhe

SÃO PAULO. O juiz Sérgio Moro afirmou nesta terça-feira, ao participar de simpósio em São Paulo ao lado do magistrado italiano Piercamillo Davigo, que participou da Operação Mãos Limpas, que a corrupção não é o único problema do Brasil, mas que ela é “suprapartidária”. Para Moro, a corrupção sistêmica é um grande desafio às instituições porque, se não forem combatidas, tendem a ficar ainda piores.

– A corrupção não é o único problema do Brasil, mas é suprapartidária – afirmou.

Moro usou o exemplo da Itália para rebater possíveis críticas sobre os efeitos da Lava-Jato na política brasileira.

– Dizem que a Operação Mãos Limpas é responsável por Berlusconi, um oportunista que foi eleito de forma hábil. Mas dizer que um é causa do outro, para mim, é exagero. Seria melhor que a operação não tivesse ocorrido? Será que a situação da Itália não estaria pior sem ela? – disse Moro, referindo-se ao primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, um empresário neoliberal que assumiu o posto depois da mudança no quadro político da Itália após as investigações.

Moro afirmou que talvez a democracia italiana não tenha sido forte o suficiente para provocar as mudanças desejadas.

– A Justiça tem papel relevante, mas não consegue resolver sozinha. É preciso que as outras instituições operem, os legisladores, a sociedade civil e que as próprias empresas se organizem para evitar pagamentos de propina. Se as empresas não pagarem, é um grande avanço – afirmou.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7