Brasília Amapá |
Manaus

Convite de posse de Lula é “aditamento” ao do ministro da Justiça

Compartilhe

BRASÍLIA — Os convites para a posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil foram enviados apenas na noite de quarta-feira, com cerca de 14 horas de antecedência apenas. Além da pressa do Palácio do Planalto em empossá-lo ministro na manhã de hoje, em vez da próxima terça-feira como havia sido combinado, o texto do convite mostra que houve uma mudança de planos. O convite enviado ontem é um “aditamento” ao evento de posse. O convite original enviado às autoridades no dia 15 falava apenas na posse do novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão.

O convite enviado por e-mail a uma autoridade e ao qual o GLOBO teve acesso expõe a estratégia do governo. Recebido pouco depois das 20h, o documento tem o número 23-A e diz o seguinte:

“Em aditamento ao convite número 23 de 15 de março, informo ao senhor (….) que às 10h do dia 17 de março de 2016 ocorrerá a cerimônia de posse dos novos Ministros de Estado Chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva; da Justiça, Eugênio Aragão; da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes; e do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Jaques Wagner”.

O GLOBO também teve acesso ao convite número 23, enviado no dia 15, terça-feira, pouco antes das 18h, chamando somente para a posse do novo ministro da Justiça. Neste caso, o convite foi distribuído com um dia e meio de antecedência.

Somente depois da divulgação da conversa entre Lula e Dilma, o Planalto fez uma edição extra do Diário Oficial nomeando o ex-presidente para a Casa Civil.

Na noite de quarta-feira, a Presidência divulgou uma nota oficial sustentando que a cerimônia de posse estava já marcada para a manhã desta quinta-feira, às 10h e que, como Lula não sabia se compareceria à cerimônia porque viajou de Brasília a São Paulo no começo da tarde desta quarta-feira, levou o termo de posse, mas só o usaria “caso confirmada a ausência do ministro”. Antes desta nota, no entanto, petistas e integrantes do governo comunicaram que a posse do ex-presidente ocorreria só na próxima terça-feira. Numa rede social, o presidente do PT, Rui Falcão, postou a seguinte mensagem: “Terça-feira é a posse do Lula, o ministro da Esperança”.

Nesta quinta-feira, ao discursar na posse de Lula, a presidente Dilma repudiou as interpretações de que enviou a Lula o termo de posse como uma espécie de salvo conduto, caso houvesse um pedido de sua prisão, e reafirmou que a posse estava marcada para hoje:

— A posse ocorreria aqui porque o presidente Lula, por ter algum problema pessoal para voltar a Brasília hoje, uma vez que a dona Marisa não está bem, não viria. E veio hoje, justamente, para manifestar aqui a sua determinação de participar do governo. Repudio, total e integralmente, todas as versões contra esse fato — declarou a presidente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7