Manaus 35º
quinta-feira - 24 de fevereiro de 2022

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia impacta a economia brasileira

Compartilhe

Brasil – Ainda que fisicamente distante dos bombardeios, o Brasil tende a ser economicamente impactado pela situação de guerra entre Rússia e Ucrânia.

O conflito pode pesar, sobretudo, no bolso dos brasileiros, justamente em um momento de inflação elevada no país e juros na casa de dois dígitos. Vale lembrar que os combustíveis são os componentes de maior peso do nosso principal índice de inflação (IPCA) e o petróleo precifica de imediato o conflito, chegando ao maior patamar em sete anos com as primeiras notícias de conflito armado.

A guerra na Ucrânia diminui ainda mais as chances de um alívio no ciclo de aperto monetário. Na última reunião no Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central deu sinal de que diminuiria o ritmo de alta de juros a partir do próximo encontro do colegiado. O conflito no leste europeu, porém, não estava no radar da autoridade monetária e os economistas, que chegaram a acreditar que a Selic poderia sofrer cortes ainda este ano, agora estão céticos quanto a essa possibilidade.

A Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, com capacidade para produzir mais de 10 milhões de barris da matéria-prima por dia. Para se ter uma ideia, o Brasil não consegue produzir nem um terço disso – nossa produção gira em torno de 3 milhões de barris diários.

 

 

Vitória Supermercados