Brasília Amapá |
Manaus

Chuvas causam mortes e transtornos em SP

Compartilhe

SÃO PAULO. A chuva que atinge São Paulo há uma semana provocou pelo menos 50 quedas de árvores, deslizamentos de terra e alagamentos na capital. Pelo menos duas pessoas morreram em cidades do interior do estado. Nesta terça-feira, ao menos cinco árvores caíram na capital, uma no bairro nobre de Higienópolis. Ninguém ficou ferido. Mas moradores estão isolados em algumas regiões da cidade, que deve registrar um frio recorde de até 7ºC até sexta-feira.

O Sistema Alto Tietê, que abastece a Grande São Paulo, atingiu o maior nível em dois anos e quatro meses, chegando a 44,8% de sua capacidade. Já no Sistema Cantareira, em sete dias choveu três vezes o esperado para todo o mês de junho, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Nesta terça-feira, os reservatórios indicavam acúmulo de 175,5mm de água em junho; a média para o mês é de 58,1mm. A prefeitura de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, informou que a represa Paiva Castro, localizada na cidade, atingiu na manhã desta terça-feira 94% da capacidade de armazenamento. Segundo a Prefeitura, se as águas subirem mais 30 centímetros, as comportas terão que ser abertas.

Choveu durante toda a madrugada desta terça na capital e região metropolitana de São Paulo e a temperatura oscilou em torno dos 13°C. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo), o tempo fechado e chuvoso se mantém no início da manhã desta terça. Ao longo do dia, no entanto, as condições melhoram. A expectativa é que o sol apareça na quarta-feira, mas fará muito frio.

No interior, também teve chuva. Em Campinas, o Rio Atibaia transbordou. Em Capivari, o rio que dá nome à cidade atingiu 3,56 metros, quando o esperado para o mês de junho é de 73 centímetros. O nível do Rio Tietê também subiu.

A tempestade de segunda-feira em São Roque levou um homem de 58 anos à morte. Em Jarinu, uma mulher morreu no domingo. Os moradores desta cidade estão há 30 horas sem energia elétrica.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7