Brasília Amapá |
Manaus

Cetesb multa segunda mineradora por rompimento de barragem em SP

Compartilhe

SÃO PAULO – A Mineração Meia Lua I, situada em Jacareí, cidade do interior de São Paulo, foi multada em R$ 1 milhão pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) por envolvimento no vazamento de resíduos que atingiram o Rio Paraíba do Sul, no início de fevereiro. Foi a segunda multa aplicada pelo órgão fiscalizador do meio ambiente, que no início da semana havia penalizado a mineradora Rolando Comércio de Areia em R$ 5 milhões pelo lançamento de resíduos no Paraíba do Sul, após o rompimento de uma lagoa de mineração de areia.

De acordo com nota divulgada pela Cetesb, a Meia Lua I recebeu a penalidade por instalar um reservatório – chamado de cava – sem licença para receber água residual das operações de drenagem feitas pela Rolando Comércio de Areia. O reservatório também recebia água com resíduos da lagoa de sedimentação de areia da mesma companhia.

O vazamento provocou poluição hídrica e causou a paralisação das captações de água no Paraíba do Sul dos municípios de São José dos Campos, Pindamonhangaba e Aparecida, interrompendo o abastecimento público de água.

“A empresa deverá, de imediato, cumprir diversas exigências, entre elas apresentar uma manifestação do Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM), quanto ao estudo de estabilidade do talude rompido da cava 1”, diz a nota da Cetesb.

Nenhum representante da empresa foi encontrado para comentar a multa.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7