Brasil – De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil lida, no momento, com dois casos confirmados de coronavírus e 433 suspeitos. Estes últimos aguardam resultado de exames específicos para descartar ou confirmar a infecção.

A última atualização, feita no domingo (01/03/2020), dava conta de 252 casos suspeitos. O número aumentou bastante na última semana com a inclusão dos países europeus na definição de caso: além de ter febre e sintomas respiratórios, o paciente, para ser considerado suspeito de coronavírus, precisa ter vindo de um destes países nos últimos 14 dias.

Há casos na maioria dos estados do Brasil. O estado de São Paulo concentra a maioria dos casos suspeitos, com 163, seguido do Rio Grande do Sul, com 73. No Distrito Federal, 12 casos são considerados suspeitos e aguardam o resultado dos exames.

Dos 162 casos descartados, a maioria tinha, na verdade, os vírus influenza A ou B, que têm circulação comum durante os meses de inverno (que está acontecendo no hemisfério norte).

O governo brasileiro divulgou, na última semana, que antecipará a campanha de vacinação contra a gripe (que inclui imunização contra algumas cepas da influenza) para o final de março.