Brasília Amapá |
Manaus

Casos de covid-19 tiveram alta de 33% em SP e devem subir ainda mais, com “pico” final de Janeiro

Compartilhe
Casos de covid-19 tiveram alta de 33% na em SP em dezembro e deve chegar ao "pico" final de Janeiro

Brasil – Os casos confirmados de covid-19, registrados na capital paulista, tiveram alta de 32,7% em dezembro, em comparação com o mês anterior. Os dados da prefeitura de São Paulo mostram que, no último mês de 2021, o número de pessoas infectadas foi de 21.520, ante 16.215, em novembro.

O aumento do número de casos, no entanto, não se refletiu na quantidade de óbitos. Foram 109 mortes decorrentes de covid-19 em novembro e 25 em dezembro, uma queda acentuada. De acordo com a prefeitura, 117 pessoas estão atualmente internadas na cidade: 35 delas em unidades de terapia intensiva (UTI), e 82 em enfermarias.

De acordo com a prefeitura, a vacinação contra a doença tem sido decisiva para a diminuição nos óbitos. A cidade de São Paulo ultrapassou, na última segunda-feira (3), a marca de 24 milhões de vacinas aplicadas contra a covid-19. A cobertura vacinal da população com mais de 18 anos está acima de 100% para as duas primeiras doses, ou dose única, e em 33,2% para a dose de reforço.

Em adolescentes, de 12 a 17 anos, foram aplicadas 930.872 primeiras doses, representando uma cobertura vacinal acima de 100%. Também já foram aplicadas 733.478 segundas doses nesse público (cobertura de 86,9%).

Pico será no fim do Mês

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo prevê que os casos de covid-19 causados pela ômicron diminuam em fevereiro na capital paulista. Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, houve crescimento de 30% dos casos da variante na cidade.

Pelos dados que estão sendo coletados em nossas unidades, a curva está começando agora a apontar para cima de forma mais intensa. E deve subir agora em uma linha reta, como ocorreu em outros países”, disse ao jornal Folha de S. Paulo.

Países que identificaram a variante há mais tempo, como África do Sul e Reino Unido, podem já ter atingido o pico de contaminações –ou caminham para a estabilidade.

Aumento de casos

No Brasil, os casos ainda estão aumentando. Dados são do projeto Our World in Data, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford, indicam que a ômicron é responsável por 58,33% das infecções pelo coronavírus. Em 13 de dezembro, a percentagem era de 2,85%.

A Secretaria Municipal da Saúde disse na terça-feira (4/1) que 50% dos casos registrados na capital paulista de 12 a 18 de dezembro são da ômicron. Os dados preliminares fazem parte de um sequenciamento genético realizado pelo órgão e pelo Instituto Butantan.

O governo do Estado de São Paulo já se prepara para aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid. O processo deve ser iniciado ainda no 1º semestre de 2022.

 

 

Com auxílio de informações via Folha de SP


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7