Brasília Amapá |
Manaus

Cardozo ‘falta com a verdade’, afirma o presidente da Câmara

Compartilhe

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rebateu na noite desta segunda-feira as declarações do advogado-geral da União (AGU), José Eduardo Cardozo, ao fazer a defesa da presidente Dilma Rousseff na comissão especial de impeachment da Câmara dos Deputados.

Segurando um papel no qual estava escrito algumas declarações do ministro, o peemedebista afirmou várias vezes que Cardozo “faltou com a verdade” ao dizer que Cunha cometeu “desvio de poder” ao acatar o processo de impeachment por “vingança” e como “retaliação” pelo PT negar a apoiá-lo no Conselho de Ética da Câmara.

— O ministro José Eduardo Cardozo está, além de tudo, faltando com a verdade, e exercendo de forma indigna a defesa dele. Em primeiro lugar, ele ataca o poder meu de ter feito o aceite. Isso já foi julgado na ADPF (que definiu o rito do impeachment), isso foi julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, que validou a iniciativa e aceitação que foi feita do pedido de impeachment — afirmou Cunha, acrescentando:

— Ele falta com a verdade, ao dizer que é nulo, que tem desvio de poder. Ele já falta com a verdade, porque não considera nem o resultado da decisão do Supremo Tribunal Federal, que eles já questionaram.

Cunha também negou a relação entre a aceitação do pedido de impeachment e a suposta recusa de parlamentares do PT de votarem a favor do presidente da Câmara no Conselho de Ética:

— Ele usa uma frase dizendo que, depois que o PT votou pelo processo de abertura (da ação contra Cunha no Conselho de Ética), eu aceitei o processo de impeachment. Eu aceitei no dia 2 de dezembro e a primeira votação foi no dia 15 de dezembro. Ele falta com a verdade em todos os sentidos.

Para o presidente da Câmara, Cardozo tenta “polarizar” o processo entre Dilma e Cunha.

— Ele tem que defender o governo das acusações colocadas, da acusação de obstrução da Justiça, das acusações de corrupção e não buscar um antagonismo qualquer, para em cima desse antagonismo, ele se furtar de dar as informações que precisa dar para o país e convencer a comissão e o plenário da Câmara dos Deputados da abertura ou não do processo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7