Brasília Amapá |
Manaus

Cardozo diz que Delcídio não tem credibilidade e delação seria retaliação

Compartilhe

BRASÍLIA – José Eduardo Cardozo, empossado nesta quinta-feira na Advocacia-Geral da União (AGU), afirmou que o senador Delcídio Amaral (PT-MS) “não tem credibilidade” e “não tem primado por dizer a verdade”. Segundo Cardozo, a delação do ex-líder do governo no Senado seria uma retaliação.

De acordo com a revista “Isto É”, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou em delação que Dilma havia solicitado a ele, em encontro no Palácio da Alvorada, que conversasse com o desembargador Marcelo Navarro – nomeado para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) – para que Marcelo Odebrecht e Otávio Marques de Azevedo fossem soltos.

— Vou ler primeiro, mas vamos ser francos. Primeiro, não sei se há uma delação premiada. Se houver, o senador Delcídio, com quem sempre tive excelentes relações, não tem primado por dizer a verdade. Ele não disse a verdade naquela fita, que todos conheceram — afirmou Cardozo.

— Eu não sei dizer se há delação premiada, mas se efetivamente houve, há forte possibilidade de ser retaliação, até porque isso foi anunciado previamente. Se o governo não fizesse nada, ele retaliaria. Independe de tudo o que foi dito, o senador Delcídio lamentavelmente não tem credibilidade pra fazer nenhuma afirmação.

“É indiscutível e inegável a movimentação sistemática do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e da própria presidente Dilma Rousseff no sentido de promover a soltura de réus presos na operação”, afirmou Delcídio na delação, que disse que a presidente Dilma tentou interferir na Lava-Jato por três vezes.

O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, não comentou o caso após a cerimônia de posse no Palácio do Planalto na manhã desta quinta-feira. No entanto, Wellington prometeu abordar a questão à imprensa no começo da tarde, no Ministério da Justiça.

Na delação, segundo a reportagem, o senador também envolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-líder do governo no Senado disse que Lula foi o mandante dos pagamentos à família Cerveró e tinha conhecimento total do esquema de corrupção na Petrobras, e agiu para barrar as investigações.

De acordo com a reportagem, Lula teria pedido “expressamente” para que o senador ajudasse seu amigo e pecuarista José Carlos Bumlai, porque ele estaria implicado nas delações de Fernando Baiano, operador do esquema, e Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal.

O ministro Teori Zavascki ainda decidirá se vai homologar a delação. Delcídio, segundo a revista, teria pedido confidencialidade por seis meses.

APREENSÃO DO GOVERNO E DE ALIADOS

O teor da delação premiada do ex-líder do governo no Senado, divulgado pela revista “Isto É”, caiu como uma bomba e gera apreensão no governo e no Partido dos Trabalhadores.

Para o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), no entanto, Delcídio não teria poder para soltar ninguém, disse ele em referência ao encontro citado com o ministro Marcelo Navarro, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Segundo a revista, a presidente Dilma Rousseff teria pedido para o senador interceder, junto ao desembargador para soltar os presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo.

— Que poder o Delcidio tinha para soltar alguém? Não acredito nessa versão. Toda delação gera apreensão, mas quero me ater aos fatos. Esperar conhecê-los — disse Teixeira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7