Brasília Amapá |
Manaus

Cardozo defende nomeação de Lula no ministério de Dilma

Compartilhe

BRASÍLIA — O novo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que deixou o Ministério da Justiça recetemente para assumir o cargo na AGU, negou nesta terça-feira que a chegada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governo de Dilma Rousseff seja uma medida para ele fugir da Justiça.

Para Cardozo, o governo ganha mais com a indicação desse “grande líder” do que perde em desgaste por denúncias de que Lula só assumiria uma Pasta para fugir do juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal em Curitiba, ganhando foro privilegiado.

— Não há anistia a ministro. Ser julgado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) é fugir da Justiça? — questionou Cardozo em café da manhã com jornalistas na sede da AGU, em Brasília.

Ele negou que a eventual confirmação de Lula no ministério de Dilma seja um “desvio de função”, alegado pela oposição, apenas como manobra para o ex-presidente ganhar foro privilegiado. Segundo ele, também não haveria crime de improbidade administrativa na nomeação.

— É um homem que qualquer governo no mundo queria. Lula vai ajudar o governo num momento importante — disse o advogado-geral da União.

Ele reconheceu que, há cerca de três meses, quando ainda era ministro da Justiça, recomendou ao ex-presidente Lula que aceitasse um cargo no governo Dilma. Apesar disso, disse que nunca recebeu pressões de Lula para interferir na atuação da Polícia Federal.

— Pessoalmente nunca recebi pressão do presidente Lula — disse Cardozo.

Cardozo voltou a destacar a possibilidade de impeachment da presidente Dilma porque, segundo ele, não há fato concreto contra a figura da presidente Dilma.

— Não há fato jurídico para o impeachment — disse ele.

O ex-ministro da Justiça fez elogios a Eugênio de Aragão, nomeado ontem pela presidente Dilma para o cargo. Para ele, a operação da PF, incluindo a Operação Lava Jato, seguirá seu curso, independentemente do ministro.

— O ministro da Justiça não controla a Polícia Federal. O Aragão tem uma imagem impoluta e inatacável.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7