Brasil – Uma das principais preocupações para as eleições de 2018: As ‘fake news’ – notícias falsas disseminadas nas redes sociais – são tema de um anteprojeto que será apresentado na segunda-feira, 5, às 14h, na primeira reunião do ano do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS).

Desde a posse dos novos membros do Conselho de Comunicação Social, em novembro, o combate às fakes news vem sendo apontado como prioridade. A preocupação é que a rápida circulação de noticiário falso interfira diretamente na disputa eleitoral, desequilibrando o pleito e prejudicando candidatos e partidos.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, destacou na ocasião, a importância da participação de veículos de imprensa confiáveis no combate às notícias falsas:

– Quero ressaltar o empenho com que as empresas de comunicação têm se debruçado sobre formas de combater as chamadas fake news. Temos diante de nós um desafio global. Cada nação terá que encontrar a melhor forma de combater este fenômeno. Este conselho terá uma valorosa contribuição a oferecer – afirmou Eunício ao dar posse ao novo Conselho.

Em dezembro, o CCS promoveu um seminário sobre o tema. O presidente do Conselho de Comunicação Social (CCS), Murillo de Aragão, e outros participantes do seminário Fake News e Democracia, afirmaram que a aplicação da Constituição é um meio de buscar evitar que a disseminação de notícias falsas prejudique o processo eleitoral de 2018.

Fonte: Senado Notícias