Brasília Amapá |
Manaus

Câmara elege comissão especial do impeachment de Dilma

Compartilhe

BRASÍLIA – A Câmara dos Deputados elegeu, por 433 votos sim e apenas um contrário, a comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff. A comissão é composta por 65 titulares e 65 suplentes de 24 partidos da Casa. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta quinta-feira que a comissão será instalada hoje às 19h. Antes, haverá uma reunião de líderes aliados, e a intenção de Cunha é garantir, ainda hoje, a eleição do presidente e do relator da comissão especial. O voto contra foi do deputado José Airton Cirilo (PT-CE)

O primeiro secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), irá levar pessoalmente à Presidência a notificação da eleição da comissão. Se a notificação ocorrer ainda hoje, começa a contar a partir de amanhã o prazo de dez sessões para a entrega da defesa escrita de Dilma. A Secretaria Geral da mesa está juntando os documentos, como a composição da comissão, para entregar junto com a notificação.

A sessão foi aberta pouco depois das 13h e, no início, líderes da base aliada e da oposição pediram a palavra e pregaram serenidade nas decisões. Entretanto, a sessão começou a ficar mais tensa com discursos de lado a lado feitos na tribuna e nos microfones.

Deputados da oposição usavam pequenas fitas verde amarelo no pescoço ou amarradas na cabeça e apresentaram cartões vermelho com a inscrição impeachment. A todo momento, levantam os cartões pedindo renúncia. Deputados do PT e do PCdoB, reagiam gritando “golpe, golpe”. Houve discursos inflamados de oposicionistas, defendendo a saída de Dilma e de petistasclassificando o processo como golpe, com referências ao de 1964. Logo depois do anúncio da eleição, deputados cantaram o hino nacional.

O deputado Roberto Freire (PPS-SP) — que foi do antigo PCB — disse que os comunistas foram cassados por outros motivos, não o mesmo pelo qual a presidente Dilma é alvo hoje. Houve reação forte de deputados do PCdoB no plenário.

— O senhor não é mais comunista e não tem autoridade de falar em nome dos comunistas — reagiu a deputada Alice Portugal (BA).

A voz da deputada Moema Gramacho (PT-BA) se destacava no plenário quando havia manifestação dos deputados defensores do impeachment:

— Golpistas, golpistas. Não vai ter golpe!

Durante a sessão, deputados de partidos alinhados ao governo cobraram, nos microfones, o desembarque da base aliada. O deputado Júlio Lopes (PP-RJ) anunciou a coleta assinaturas da bancada para o desembarque do PP. A deputada Clarissa Garotinho (PR-RJ), por sua vez, disse que já tinha passado da hora de o PR entregar os cargos que possui no governo Dilma. Em plenário, o líder do PR, Maurício Quintella Lessa (AL), afirmou que todos os deputados da sua bancada terão liberdade para tomar a decisão relativa ao processo. Segundo ele, o PR continua na base.

— Na minha base não tem ninguém com ideia fixa. Os deputados passarão a ser juízes e terão liberdade para tomar a decisão — disse Lessa, que criticou a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de assumir a Casa Civil.

PMDB UNIDO

O PMDB definiu os nomes dos integrantes, abrindo espaço para três deputados declaradamente pró-impeachment entre os oito titulares. Mas, segundo o líder, não foi discutido na reunião de bancada desta manhã o posicionamento a ser adotado na votação.

— O mérito em relação ao processo não foi discutido na reunião. A bancada está unida, apresentou seus nomes unidos, e o voto é o desfecho do processo. Partimos unidos na largada, no espírito de buscar serenidade para o desfecho do processo — justificou Picciani.

Os parlamentares incluíram também na chapa os nomes dos deputados do PP que não tinham sido indicados a tempo e seriam submetidos a uma eleição suplementar.

LÍDER DO PSD COTADO PARA A PRESIDÊNCIA

Os partidos de oposição e da base aliada se articulam, agora, para tentar emplacar a eleição do deputado que vai presidir e o que vai relatar o processo. Eduardo Cunha tenta garantir com a oposição a eleição de nomes. Os mais fortes, até agora, segundo deputados, são o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), para presidência, e o do líder do PTB, Jovair Arantes (GO), para a relatoria.

A oposição quer emplacar Rodrigo Maia (DEM-RJ) na relatoria, mas, em número menor, teme perder a eleição no plenário da comissão. Uma das tentativas do grupo de Cunha e da oposição é inviabilizar a participação de deputados do PT e do PCdoB não só na presidência ou relatoria, mas também nas vice-presidências da comissão.

O deputado José Priante, que desistiu de ocupar uma vaga na comissão do impeachment, afirmou que o fez porque foi convidado para ser o presidente da comissão, mas o PMDB teria, segundo ele, aberto mão de indicar o relator ou o presidente do órgão.

— Fui convidado para presidir a comissão, mas como meu partido declinou da relatoria e da presidência (da comissão), eu pedi para sair — disse o peemedebista.

A escolha dos nomes do PMDB foi dividida pelo líder, Leonardo Picciani, de forma a contemplar três deputados declaradamente favoráveis ao impeachment de Dilma. Segundo peemedebistas que integram a chapa, no entanto, a crise política que convulsiona o país fez com que mesmo entre esses cinco de perfil mais governista ainda não haja posição conjunta contra o impedimento de Dilma.

— As coisas estão mudando muito rápido, não sabemos o que vai acontecer na próxima hora. A crise é tanta que tem muita gente ainda em cima do muro — disse ao GLOBO um dos deputados indicados pelo PMDB.

Quando da formação da primeira comissão do impeachment, Picciani, Priante e Reis já faziam parte da lista, e se declaravam contrários à possibilidade de afastar Dilma. O líder do PMDB, da ala governista da legenda, teve ajuda do Palácio do Planalto para ser reconduzido ao posto de líder, no mês passado.

DIVISÃO NO PP

Com dificuldades de fechar os nomes, o PP atrasou a indicação. Pelo acordo fechado na bancada para que os deputados que se posicionam claramente a favor do impeachment tenham duas vagas de titular e três de suplentes. Os deputados Júlio Lopes (RJ) e Gerônimo Goergen (RS) serão os dois titulares da ala oposicionista do governo. Lopes colhe assinaturas, entre os deputados da bancada, para que o PP saia da base aliada.

Irritado com as indicações feitas pelo PSD, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou sua desfiliação da legenda nesta quinta-feira, aproveitando a janela do troca-troca partidário que termina nesta sexta-feira. Segundo Sóstenes, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), garantiu apenas uma vaga para deputado pró-impeachment, como suplente, nas indicações da comissão especial do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O deputado estava negociando a saída do partido para se filiar ao PSDB, mas sua saída estava sendo contida pela legenda.

— Me desfiliei do PSD. O Rogerio Rosso e Gilberto Kassab estão de cócoras para esses desgoverno do PT. A composição dos membros do PSD no impeachment só indicou da chapa avulsa o Evandro Roman como suplente, não respeitou a chapa avulsa como fez por exemplo o PMDB, PP e outros partidos da base — disse Sóstenes.

Confira os nomes dos titulares e suplentes da comissão do impeachment:

PMDB

Titulares:

João Marcelo Souza (MA)

Leonardo Quintão (MG)

Leonardo Picciani (RJ)

Lúcio Vieira Lima (BA)

Mauro Mariani (SC)

Osmar Terra (PR)

Valtenir Pereira (MT)

Washington Reis (RJ)

Suplentes:

Alberto Filho (MA)

Carlos Marun (MS)

Elcione Barbalho (PA)

Hildo Rocha (MA)

Lelo Coimbra (ES)

Manoel Junior (PB)

Vitor Vamim (CE)

PT

Titulares:

Arlindo Chinaglia (SP)

Henrique Fontana (RS)

José Mentor (SP)

Paulo Teixeira (SP)

Pepe Vargas (RS)

Vicente Candido (SP)

Wadih Damous (RJ)

Zé Geraldo (PA)

Suplentes:

Benedita da Silva (RJ)

Bohn Gass (RS)

Carlos Zarattini (SP)

Luiz Sérgio (PT)

Padre João (MG)

Paulo Pimenta (RS)

Valmir Assunção (BA)

Assis Carvalho (PI)

PSDB

Titulares:

Bruno Covas (SP)

Carlos Sampaio (SP)

Jutahy Junios (BA)

Nilson Leitão (MT)

Paulo Abi-Ackel (MG)

Shéridan (RR)

Suplentes:

Bruno Araújo (PE)

Fávio Sousa (GO)

Izalci (DF)

Mariana Carvalho (RO)

Rocha (AC)

Rogério Marinho (RN)

PP

Titulares:

Paulo Maluf (SP)

Aguinaldo Ribeiro

Roberito Brito

Jerônimo Pizzolotto

Júlio Lopes

PTB

Titulares:

Benito Gama (BA)

Jovair Arantes (GO)

Luis Carlos Busato (PTB)

Suplentes:

Arnaldo Faria de Sá (SP)

Paes Landim (PI)

Pedro Fernandes (MA)

DEM

Titulares:

Elmar Nascimento (BA)

Mendonça Filho (PE)

Rodrigo Maia (RJ)

Suplentes:

Francisco Floriano (RJ)

Mendetta (MS)

Moroni Torgan (CE)

PRB

Titulares:

Jhonatan de Jesus (RR)

Marcelo Squassoni (SP)

Suplentes:

Cleber Verde (MA)

Ronaldo Martins (CE)

PSC

Titulares:

Eduardo Bolsonaro (SP)

Marco Feliciano (SP)

Suplentes:

Irmão Lázado (BA)

Ronaldo Martins (CE)

SD

Titulares:

Fernando Francischini (PR)

Paulo Pereira da Silva (SP)

Suplentes:

Genecias Noronha (CE)

Laudivio Carvalho (MG)

PEN

Titular:

Junior Marreca (MA)

Suplente:

Erivelton Santana (BA)

PHS

Titular:

Marcelo Aro

Suplente:

Pastor Eurico (PE)

PTN

Titular:

Bacelar (BA)

Suplente:

Aluisio Mendes (MA)

PR

Titulares:

Edio Lopes (RR)

José Rocha (BA)

Quintella Lessa (AL)

Zenaide Maia (RN)

Suplentes:

Aelton Freitas (MG)

Gorete Pereira (CE)

João Carlos Bacelar (BA)

Wellington Roberto (PB)

PSD

Titulares:

Julio Cesar (PI)

Marcos Montes (MG)

Paulo Magalhães (BA)

Rogério Rosso (DF)

Suplentes:

Evandro Roman (PR)

Fernando Torres (BA)

Goulart (SP)

Irajá Abreu (TO)

PROS

Titulares:

Eros Biondini (MG)

Ronaldo Fonseca (DF)

Suplentes:

Odorico Monteiro (CE)

Toninho Wandscheer (PR)

PCdoB

Titulares:

Jandira Feghali (RJ)

Suplentes

Orlando Silva (SP)

PSB

Titulares:

Bebeto (BA)

Danilo Forte (CE)

Fernando Coelho Filho (PE)

Tadeu Alencar (PE)

Suplentes:

JHC (AL)

João Fernando Coutinho (PE)

José Stédile (RS)

Paulo Foletto (ES)

PPS

Titular:

Alex Manente (SP)

Suplente:

Sandro Alex (PR)

PV

Titular:

Evair Melo

Suplente:

Leandre (PR)

PSOL

Titular:

Chico Alencar (RJ)

Suplente:

Glauber Braga (RJ)

PT do B

Titular:

Silvio Costa (PE)

Suplente:

Franklin Lima (MG)

PMB

Titular:

Weliton Prado ( MG)

Suplente:

Fábio Ramalho (MG)

REDE

Titular:

Aliel Machado (PR)

Suplente:

Alessandro Molon (RJ)

PDT

Titulares:

Flavio Nogueira (PI)

Weverton Rocha (MA)

Suplentes:

Flávia Morais (GO)

Roberto Góes (AP)

PSL, PTC, PRTB, PSDC, PRP e PMN não têm representação na comissão.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7