Brasília Amapá |
Manaus

Bornier é o deputado fluminense que mais apresentou projetos

Compartilhe

BRASÍLIA — O deputado Felipe Bornier (PSD-RJ) foi o que mais apresentou projetos entre os deputados federais da bancada do Rio no ano passado. Foram 38 proposições. Há três semanas, o GLOBO publicou levantamento sobre o desempenho da bancada fluminense, com base em dados de cada deputado divulgados pelo site da Câmara, no qual Bornier figurava em segundo lugar no ranking dos que mais apresentaram projetos, atrás de Índio da Costa (PSD-RJ). O GLOBO foi induzido ao erro porque alguns projetos foram incluídos em duplicidade na página pelo sistema de informática da Câmara.

O GLOBO procurou a Secretaria Geral da Câmara, que admitiu a inconsistência de dados na apresentação dessa página dos deputados na internet. O problema atingiu não apenas deputados do Rio, mas também de outros estados. De acordo com a explicação, a cada movimentação da proposta, dependendo do comando, o sistema, de forma errônea, replicava a proposição. Segundo assessores, foi um problema na rotina de geração de dados e, após o alerta do GLOBO, a área de informática da Casa trabalhou na correção das informações.

O levantamento considerou para o cálculo emendas constitucionais, projetos de lei complementar e ordinários apresentados pelos deputados fluminenses. Em seu terceiro mandato, o deputado Felipe Bornier , que também é segundo-secretário da Casa, diz que priorizou a apresentação de projetos para tentar minimizar problemas com os quais se depara ao percorrer os municípios fluminenses. Entre os projetos, estão temas como combate a obesidade, prevenção de violência contra idosos e defesa do consumidor.

— São projetos bacanas, não é para encher linguiça. Sei que a tramitação devia ser mais rápida, mas muitas propostas servem para ampliar o debate sobre os temas — disse Bornier.

Os novos dados corrigidos pela Câmara mostram Bornier liderando o ranking, seguido do deputado Miro Teixeira (Rede-RJ), com 33 proposições, Índio da Costa com 31, Cabo Daciolo (sem partido), com 27 e Áureo (SD-RJ) com 24. Entre os que menos apresentaram projetos, o novo levantamento mantém o ranking publicado, com uma correção: Luiz Sérgio (PT-RJ) apresentou umprojeto e não dois.

Para estabelecer o ranking, o levantamento considerou apenas os 37 deputados que exerceram o mandato todo em 2015. No total, eles apresentaram 420 propostas, entre PECs, PLs e PLPs, uma média mensal de um projeto por deputado. Na legislatura passada, a média de projeto apresentado foi de 0,5 por deputado/ mês.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7