Brasília Amapá |
Manaus

Bonecos infláveis gigantes voltam a ser proibidos em manifestação no DF

Compartilhe

BRASÍLIA – Bonecos e balões infláveis gigantes estão, novamente, banidos das manifestações em Brasília. É o que informam grupos pró-impeachment que se reuniram com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) para fechar, em conjunto com os movimentos adversários, os últimos detalhes das regras para os protestos do fim de semana na Esplanada.

A proibição constava das primeiras regras anunciadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF, no sábado. Depois a pasta liberou apenas os infláveis grandes que não fossem provocativos, como o chamado “Pixuleco”, que representa o ex-presidente Lula com roupa de presidiário, ou o “Pato”. Nesta quinta-feira, em reunião com os movimentos pró e contra a presidente Dilma Rousseff, ficou acertado que nenhum tipo de inflável grande deve ser usado.

“Pixulecos” e outros adereços infláveis pequenos, porém, continuam permitidos. Bandeiras e faixas deverão ser usadas apenas se não tiverem hastes, sejam elas de de madeira, ferro, bambu ou qualquer outro tipo de material.

No domingo, quando se espera a grande manifestação que acompanhar os votos dos deputados, cada grupo poderá usar até três trios elétricos – nas regras anteriores eram dois. Na sexta e no sábado, um carro de som, de cada lado, será permitido.

Os manifestantes acompanharão a sessão do domingo por meio de quatro telões. Esse é o número permitido para que os organizadores coloquem na Esplanada à disposição da militância.

Ficou acertado ainda que os coordenadores de cada movimento, sendo 5 no total, irão controlar o uso do microfone. Quem proferir palavras de incitação à violência ou ao ódio será detido, conforme combinado em reunião nesta quinta-feira.

A nota com as regras foi divulgada conjuntamente pelo Movimento Limpa Brasil, Movimento Vem Pra Rua, Revoltados Online, Resistência Popular, Movimento Brasil Livre, Movimento Brasil e CNA. A Secretaria de Segurança Pública ainda não se manifestou sobre o assunto.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7