Brasília Amapá |
Manaus

Boato: Suzane von Richthofen não será candidata pelo PT

Compartilhe

Uma imagem com a fotografia de Susane von Richthofen como suposta candidata a deputada federal pelo PT, sob o número 13666 e com o slogan ‘ Em defesa da família’, circula pelas redes sociais. No entanto, segundo destaca o UOL, trata-se de um boato. A paulista, que foi condenada a 39 anos de prisão pelo assassinato dos pais em outubro de 2002, está com os direitos políticos suspensos.

“Segundo o artigo 15, inciso 3 da Constituição, quem for condenado criminalmente, com ação transitada e julgada, que é o caso dela, fica com os direitos políticos suspensos enquanto durarem os efeitos da pena”, afirma Alberto Rollo, advogado especialista em direito eleitoral, em entrevista ao UOL.

“Isso significa que, durante esse período em que ela cumpre pena, não poderá exercer estes direitos. Ainda que esteja em regime semiaberto, isso não muda”, esclarece o advogado.

Além disso, Suzane não é filiada ao PT. O seu nome não consta na relação de filiados ao partido na lista disponibilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A publicação refere que, segundo a Legislação Eleitoral, o candidato deve se filiar ao partido pelo qual tem interesse em concorrer até o dia 7 de abril, seis meses antes da eleição.

O boato também apresenta um erro no número e cargo pelo qual, supostamente, Suzane estaria concorrendo. Se a detenda fosse candidata à Câmara Federal, não poderia concorrer com o número 13666, porque para este cargo são usados quatro dígitos nas urnas. Cinco dígitos serão usados para eleger os deputados estaduais nas eleições de outubro.

A reportagem tentou entrar em contato com o PT, mas o partido não quis comentar o caso nem falar sobre estratégias para combater fake news.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7