Brasília Amapá |
Manaus

Ato de estudantes a favor de lula termina em confusão

Compartilhe

SÃO PAULO – Um ato a favor do ex-presidente Lula e contra ações do juiz Sérgio Moro, em frente à Universidade Mackenzie, em São Paulo, terminou em confusão e bate-boca, na noite desta quarta-feira. Não houve feridos e não chegou a ocorrer confronto.

No final do evento, um grupo de cerca de 20 estudantes da universidade se aproximou dos manifestantes com provocações e palavras contra Lula, a presidente Dilma Rousseff e o PT.

— Mortadela — gritavam os estudantes, insinuando que as pessoas que foram ao ato haviam recebido sanduíches.

Parte dos cerca de 150 manifestantes cercou os estudantes contra o governo. Nesse momento, foram ouvidas duas explosões e houve corre-corre.

A manifestação contou com militantes de diversos segmentos, como a União Paulista dos Estudantes Secundaristas (Upes) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), discursaram pela democracia e contra golpes.

O movimento em defesa da democracia, como chamam os organizadores, serviu ainda para lembrar a chamada “Batalha da Maria Antônia”, ocorrida na rua de mesmo nome, em 1968. Na ocasião, estudantes da Mackenzie favoráveis à ditadura, e do curso de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de posição contrária, travaram enfrentamento que resultou na morte do estudante secundarista José Carlos Guimarães.

Uma aluna da Mackenzie chegou a criticar a faculdade no microfone, pela falta de apoio ao ato, acusando a unidade de ter apoiado a ditadura e de não permitir que os docentes participassem do manifesto. As aulas aconteceram normalmente. Por questões de segurança, a Polícia Militar fechou a rua Maria Antônia.

Em Brasília, um grupo de manifestantes protestou em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro Teori Zavascki que determinou que o juiz federal Sérgio Moro envie para o órgão todas as investigações que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato. O grupo acusa Zavascki de interferir judicialmente a favor de Lula.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7