Brasília Amapá |
Manaus

Artigo: A economia está de olho é na política

Compartilhe

Quem olha só para a economia não consegue entender o que aconteceu ontem no mercado financeiro. Afinal, o PIB teve um tombo enorme, a bolsa subiu e o dólar caiu. O mercado funciona hoje de olho na política. Os investidores e gestores de recursos raciocinam de forma binária: o que está no preço e o que não está no preço dos ativos. A queda do PIB foi exatamente como a prevista pelos inúmeros centros de estudos econômicos dos bancos e consultorias, portanto, estava já no preço. A delação do senador Delcídio Amaral, se for confirmada nestes termos que foi divulgada, é o imprevisto, é o não calculado. E foi a esta revelação que os mercados reagiram ontem.

Que fatos tão dolorosos podem ser considerados bons a ponto de elevarem a bolsa, principalmente as castigadas ações das estatais, e acalmar o dólar? Para a maioria dos economistas do mercado financeiro não há saída para a economia com Dilma Rousseff no poder, porque ela já teria mostrado sua inabilidade para tomar decisões. Não é por ideologia ou por alguma inclinação partidária, mas sim a constatação de que sua desastrada gestão foi a responsável pela queda do PIB e outros problemas. Portanto, a perspectiva de uma mudança na condução do país é vista como a chance de recuperação da confiança perdida na economia e de encurtamento do tempo que se conta para o fim deste mandato. A presidente conseguiu uma rara união, porque a opinião do mercado é a mesma da maioria da população brasileira que considera seu governo ruim ou péssimo.

O mercado é volátil e ciclotímico. Pode amanhecer nesta sexta-feira, ou em qualquer outro dia seguinte, com o pensamento reverso, se algo demonstrar que a mudança na política brasileira demorará mais ou nem acontecerá.

A economia brasileira faz o oposto do que o marqueteiro James Carville (da campanha de Bill Clinton, em 1992) disse sobre a economia movendo a política. No caso, o que as oscilações mostram é que já se sabe que os dados econômicos ruins permanecerão por muito tempo. E isso está no preço. A economia está de olho é na política.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7