Brasília Amapá |
Manaus

Após STF mudar regra, juiz manda prender ex-governador de RR

Compartilhe

BRASÍLIA – Após o Supremo Tribunal Federal (STF) mudar sua jurisprudência para permitir a prisão de pessoas condenadas em decisão colegiada sem a necessidade de se aguardar análise de recursos, um juiz de primeira instância mandou prender Neudo Campos (PP), ex-governador de Roraima e marido da atual governadora, Suely Campos (PP). A Polícia Federal está tentando localizar o ex-governador para efetuar a prisão.

Neudo Campos foi condenado em decisão colegiada do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a 10 anos e 8 meses de prisão em 2009 por fatos relativos à Operação Gafanhoto, que investigou desvios de dinheiro em obras públicas e a contratação de servidores que não apareciam no serviço público para trabalhar ou emprestavam o nome para inflar artificialmente a folha de pagamento do governo do estado. Ele recorre da condenação em tribunais superiores.

A ordem de prisão foi expedida pelo juiz federal Hélder Girão Barreto. Ao pedir a medida, o procurador Carlos Augusto Guarilha argumentou que diante do novo posicionamento do STF não haveria mais motivos para se aguardar o julgamento de recursos para efetuar a prisão.

“Com essa guinada jurisprudencial do STF é possível falar que chegou a hora de Neudo Ribeiro Campos cumprir a pena de prisão que lhe foi aplicada neste processo por decisão do TRF da 1ª Região. É que pendem neste feito tão somente o julgamento de recursos aos Tribunais Superiores. A 2ª instância recursal já foi exaurida e resultou na condenação do acusado à pena privativa de liberdade de 10 anos e 8 meses de reclusão no regime inicialmente fechado. Por se tratar de apenado solto, o Ministério Público Federal requer a expedição de mandado de prisão em desfavor de Neudo Ribeiro Campos, com requisição de cumprimento imediato pela Polícia Federal”, argumentou Guarilha.

A PF procurou por Neudo Campos na sua residência e no endereço de trabalho. Ele é consultor especial da mulher no governo de Roraima. Neudo Campos liderava as pesquisas para o governo em 2014 quando foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. Sua mulher o substituiu na disputa e foi eleita.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7