Brasília Amapá |
Manaus

Após gravações, sindicato pede saída imediata de ministro da Transparência

Compartilhe

BRASÍLIA – O Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon) divulgou em seu site na manhã desta segunda-feira nota oficial em que exige a imediata demissão do ministro da Transparência, Fabiano Silveira. A entidade, que reúne os servidores da antiga Controladoria-Geral da União (CGU), também realiza uma manifestação na manhã desta segunda-feira em frente a sua sede, em Brasília.

Na nota, o Unacon informou que as gravações apresentadas na noite de domingo pelo “Fantástico” da TV Globo exigem do presidente interino Michel Temer “respostas rápidas e assertivas”. Silveira, “ao realizar reuniões escusas para aconselhar investigados da Operação Lava-Jato, bem como fazer gestões junto a autoridades e órgãos públicos a fim de apurar denúncias contra seus aliados políticos, demonstrou não preencher os requisitos de conduta necessários para estar à frente de um órgão que zela pela transparência pública e combate à corrupção”.

O ministro apareceu em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Na conversa, Silveira sugere que o presidente do Senado Renan Calheiros não antecipe documentos ao Ministério Público Federal, em caso relacionado à operação Lava-Jato.

O sindicato disse ainda que ficou claro que a mudança do perfil da CGU para a nova pasta “teve por objetivo enfraquecer a atuação do órgão, com a implosão de sua identidade institucional, o esvaziamento de suas prerrogativas e a ingerência política sobre os acordos de leniência”.

Além de pedir a exoneração de Silveira, o Unacon pede a revogação da Medida Provisória que transformou o órgão. A nota oficial é assinada pelo presidente da entidade, Rudinei Marques. Ontem, Marques disse ao GLOBO que chefias da instituição estariam ameaçando entregar seus cargos, como forma de pressionar pela saída do ministro.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7