Brasília Amapá |
Manaus

Após encontro, Renan diz que Lula tem ‘muita preocupação’ com crise política

Compartilhe

BRASÍLIA – Depois de quase uma hora e meia de encontro com o ex-presidente Lula, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira que petista demonstrou “muita preocupação com os desdobramentos da crise política” e do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Lula, segundo Calheiros, não falou em novas eleições. Ao ser perguntado se sentia-se pressionado com esse tipo de conversa, o senador disse que “conversar não tira pedaço” de ninguém e avisou que continuará conversando, inclusive, com a presidente Dilma quantas vezes ela quiser.

– Ele (Lula) demonstrou muita preocupação com os desdobramentos da crise política e defendeu valores democráticos pelos quais ele disse e repito, sempre lutou. Ele não tratou de antecipação de eleições, de convocação de novas eleições. E isso não seria o caso – disse o peemedebista, avisando:

– Tenho conversado nos momentos bons e nos momentos ruins e vou continuar conversando com todo mundo. A democracia se fortalece com as conversas. E, mais do que nunca, é preciso aprender que conversar não arranca pedaço.

Calheiros classificou como “boa” a conversa com Lula.

– Ele falou de sua experiência como presidente da República, defendeu valores democráticos e disse, fundamentalmente, que estava preocupado com os desdobramentos desse processo político. Ele disse que acredita muito no Brasil, que o Brasil é maior do que suas crises e que quer colaborar com saídas – afirmou.

O presidente do Senado se reunirá com Dilma no final da tarde.

– O papel do presidente do Senado é exatamente esse: é conversar com todo mundo para, em todos os momentos, demonstrar isenção e responsabilidade para com o país. E inclusive com a presidente da República, que pediu para conversar. E toda vez que ela pedir para conversar, conversarei com ela. Porque entendo que meu papel é exatamente esse: conversar, trabalhar para construir convergências com todos os atores dessa crise política e pensando no Brasil, na necessidade de se ampliar a previsibilidade política e constitucional – argumentou Calheiros.

E, amanhã, dia 27, Calheiros terá o primeiro encontro com o vice-presidente Michel Temer depois da chegada do processo de impeachment ao Senado. Nesta quarta-feira, ele ainda terá uma reunião formal com o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

– Vou continuar conversando com todos. Conversar não arranca pedaços – repetiu.

O senador também não quis comentar sobre as movimentações de Temer sobre composição de ministério, mas sinalizou que tinha certa resistência a esses movimentos explícitos. Ele disse que Lula não falou sobre isso.

– Sinceramente, não acho nada. E cada vez, para manter a isenção, devo achar menos, porque só assim chegaremos ao final desse processo administrando a convergência entre todos – resumiu.

No encontro com Lula, o presidente do Senado repetiu ainda o discurso da isenção. Ele garantiu que colocará em votação no plenário a admissibilidade do processo de impeachment 48 horas depois de aprovada na comissão. Com isso, a abertura do processo deve ser votada em plenário no dia 11 de maio, com prazo-limite de 12 de maio.

– Reforcei para o presidente Lula o papel histórico do Senado, o meu esforço pessoal para ampliarmos a previsibilidade política e constitucional. E disse que o Senado, ao final e ao cabo, ia julgar e que seria uma decisão política, claro, mas também de mérito, com relação a sabermos se a presidente teria cometido ou não suposto crime de responsabilidade – explicou ele.

Renan Calheiros disse ainda que, aprovada a admissibilidade do impeachment, a presidência do Senado nesse caso especificamente será passada ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. Segundo ele, caberá a Lewandowski comandar pelo menos duas sessões públicas: a sessão da pronúncia de juízo, quando se vota se há provas do crime, e, em 15 ou 20 dias, a sessão de julgamento da presidente Dilma.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7