Brasília Amapá |
Manaus

Após aceitar ministério, Lula se reúne com diretores do instituto em SP

Compartilhe

SÃO PAULO – Depois de acertar com a presidente Dilma Rousseff os detalhes de sua entrada no governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, novo ministro da Casa Civil, viajou para São Paulo. Ele se reúne, na tarde desta quarta-feira, com os diretores do Instituto Lula, na sede da entidade no Ipiranga, Zona Sul da capital paulista.

Lula deve definir, na conversa, como ficarão as atividades do instituto com a sua entrada no governo e se algum dos diretores fará parte da equipe no ministério.

Lula conversou por telefone com o vice-presidente Michel Temer (PMDB) sobre a sua entrada no governo. O novo ministro queria um encontro entre hoje e amanhã com o peemedebista, mas Temer, de acordo um aliado, pretende primeiro conversar com caciques de seu partido. Lula e o vice combinaram, então, uma reunião na semana que vem.

O ex-presidente deve tomar posse como ministro da Casa Civil na próxima terça-feira, segundo informou o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em sua conta no Twitter.

Mesmo com a nomeação, Lula ainda deve participar de ato convocado por centrais sindicais e movimentos sociais para esta sexta-feira em São Paulo. O protesto foi chamado para defender o ex-presidente Lula e a presidente Dilma.

Com a entrada no governo, Lula passa a ter foro privilegiado. Com isso, ele será julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e não mais pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro.

Para assumir o cargo, Lula apresentou condições à presidente Dilma. A principal delas, uma guinada na política econômica. Ao assumir, ele quer que o governo coloque de pé num prazo de 30 dias um pacote de medidas emergenciais.

Outro objetivo do petista, ao assumir o cargo, é tentar barrar o impeachment de Dilma no Congresso. Ele já havia começado a se movimentar, buscando especialmente o apoio do PMDB.

Ontem, antes de começar a debater com a presidente sua nomeação, Lula telefonou para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para saber o ambiente no partido e se sua entrada para o governo melhoraria a relação com a base e com o PMDB.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7