A gente que pediu! X volta a funcionar no Brasil nesta quarta-feira (9)
Brasil – Na manhã desta quarta-feira (9), a rede social X voltou a funcionar no Brasil, encerrando um período de 39 dias fora do ar. A retomada ocorreu após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou à Anatel o desbloqueio da plataforma em até 24 horas.
Em comunicado, o X expressou seu “orgulho de estar de volta ao Brasil” e reafirmou seu compromisso com a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei. A empresa enfrentou uma série de sanções, incluindo multas que totalizaram R$ 28,6 milhões, e a necessidade de cumprir ordens do STF para retomar suas operações no país.
A suspensão da rede social, que começou em 30 de agosto, foi resultado do descumprimento de decisões judiciais e da retirada de sua representação legal no Brasil. Em 1º de outubro, a empresa anunciou que pagaria as multas e solicitou o desbloqueio de suas contas bancárias pelo Banco Central.
Além disso, a X já havia designado a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição como sua nova representante legal no Brasil e cumprido ordens do STF, que incluíam o bloqueio de nove perfis da plataforma.
Com a volta do X, milhões de brasileiros poderão novamente acessar a rede social, enquanto a empresa trabalha para se alinhar com as exigências legais do país.