Brasília Amapá |
Manaus

Amazonense morre em Lethem e família tem dificuldade para liberação do corpo

Compartilhe

A família pede apoio às autoridades para fazer o enterro de Antony em Manaus

O enfermeiro e dermatologista Antony Kalheiros, de 34 anos, teve uma parada cardíaca a última sexta-feira (7) e morreu em Lethem, cidade da Guiana Inglesa, a família tenta liberação do corpo para se despedir. Porém, segundo parentes, estão tendo dificuldades de trazer o corpo de Antony para Manaus.

A família pede apoio às autoridades para fazer o enterro de Antony em Manaus, onde era naturalizado, e evitar que ela seja enterrada em um país onde não tem parentes.

O consulado entrou em contato com a família e informou que só tem um médico legista para todo o país e que fica atendendo em várias cidades e não teria previsão de chegar onde meu irmão está”. O médico legista é responsável por realizar exames como corpo de delito em vivos ou mortos e é o profissional que dá o laudo e a certidão de óbito.

Posição do Consulado

“Está muito difícil levar o corpo do meu irmão daqui, é um país muito pobre, até para questões de congelamento é problemático, eles querem prender meu irmão aqui (Guiana), porque morreu no hospital. Eles não deixam levar nem um legista de Boa Vista”, comenta.

A solução improvável dada pelo Consulado é que levem o corpo do amazonense onde o legista está que é em Georgetown, capital da Guiana, porém a família de Antony não tem recursos para locomovê-lo. “Nós estamos querendo que o Governo brasileiro e o consulado nos ajudem. Porque não podemos ter o corpo do meu irmão para ter um velório digno?”, enfatiza.

País esquecido

O país mais fácil de chegar a partir do Brasil é a Guiana, já que tem conexão por terras com o Brasil, e pode ser acessado através de Roraima. Está também entre os vinte países mais pobres do mundo, abaixo do Burundi e da Suazilândia, com um terço da população na pobreza.

Lethem é a cidade de Guiana que faz fronteira com Roraima. A grande atração da cidade é o turismo de compras, já que a pequena vila é repleta de lojinhas e pequenos centros comerciais que vendem de tudo – desde roupas e perfumes até alimentos.

Posted by Antony Kalheiros on Wednesday, July 9, 2014

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7