Brasília Amapá |
Manaus

Adail Filho destaca importância da imunização e testagem para Covid-19 de profissionais da saúde, segurança e educação

Compartilhe

Amazonas – A Prefeitura de Coari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, iniciou nesta sexta-feira, 26, mais uma ação de prevenção e imunização contra a influenza (gripe) e também de combate à Covid-19, com a vacinação e testagem em massa de servidores das áreas de saúde, segurança pública e educação. De acordo com o prefeito Adail Filho, a medida é de extrema importância para preservar a saúde desses profissionais que lidam diretamente com a população em seus serviços.

A ação começou imunizando com a vacinação e fazendo testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus em profissionais da saúde, pela manhã, em setores específicos; e nos servidores da segurança pública a tarde, no prédio da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

Neste sábado, 27, serão atendidos os profissionais da rede municipal de ensino. Os professores da zona rural no período de 08h às 12h e os professores da zona urbana de 14h às 17h, ambos na Escola Municipal Dirce Pinheiro, no bairro Itamarati. 

A programação se encerra segunda-feira, 29, priorizando os profissionais da rede estadual de ensino e de instituições federais e privadas de educação. O primeiro grupo deve comparecer à Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro, no horário de 8h às 12h; já o segundo precisa ir à Universidade Federal do Amazonas – Ufam, no bairro Urucu, entre 14h e 17h.

A secretária municipal de Saúde Francisnalva Mendes, explica que a intensificação da vacinação contra a influenza é uma ação incentivada pelo Ministério da Saúde para que todas as pessoas do grupo de risco (crianças, idosos, pacientes com comorbidade, profissionais da saúde, segurança, educação, entre outros) sejam imunizadas e mantenham-se saudáveis.

Mas no município, ressalta Francisnalva, por determinação do prefeito Adail Filho, a Semsa também disponibilizará, simultaneamente, teste para detecção da Covid-19 a todos os profissionais da saúde, segurança e educação. “É uma ação que viemos intensificando com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença para o tratamento mais adequado”, destacou.

A secretária enfatizou que a Secretaria concluirá na próxima semana a ação de testagem em massa nas comunidades ribeirinhas do município, que ainda passou por duas comunidades indígenas. As demais áreas indígenas serão atendidas em outra ação que acontecerá em breve.

Além disso, também na próxima semana, a Semsa em parceria com a Associação Comercial vai viabilizar testes para Covid aos trabalhadores do comércio de Coari. A Secretaria planeja ainda testagem em massa para os mototaxistas, ambas as categorias tem grau elevado de exposição ao vírus.

Francisnalva Mendes ressalta que, apesar de o município ter um número grande de recuperados da Covid-19, pouca hospitalização e não está acontecendo novos óbitos pelo vírus há mais ou menos 15 dias, precisamos continuar com os cuidados com a higienização, uso de máscara e distanciamento social porque não tem vacina para o novo coronavírus e nem prognóstico fechado.

“Nós precisamos ficar atentos para que os números de hospitalização e óbito não aumentem”, frisou a secretária de Saúde, evidenciando que as mortes incluídas no boletim, nos últimos dias, ocorreram ainda em maio, mas só agora chegaram os resultados das contraprovas do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Siga-nos no Google News Portal CM7