Vacinação contra o sarampo será intensificada nas escolas da rede municipal - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas


Vacinação contra o sarampo será intensificada nas escolas da rede municipal

Postado por Alexandre - 13/08/2018 16:42    

Saúde – A Prefeitura de Manaus vai intensificar as ações de vacinação contra o sarampo nas escolas da rede municipal de ensino. Em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai notificar pais e responsáveis para que autorizem a aplicação do imunobiológico nas crianças que ainda precisam ser vacinadas.

O plano de ação foi apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, na manhã desta segunda-feira, 13/8, durante entrevista coletiva na sede do MPE, localizada na avenida Coronel Teixeira, 7995, no Nova Esperança.

A fiscalização dos casos de crianças não vacinadas por falta de autorização é necessária, pois a imunização contra doenças contagiosas como o sarampo é direito da criança e obrigação dos pais ou responsáveis.

Novo Informativo Epidemiológico
A Semsa divulgou nesta segunda-feira, 13/8, o 23º Informativo Epidemiológico de Monitoramento dos Casos de Sarampo, mostrando que Manaus registra 723 casos confirmados da doença. São 121 casos a mais do que o registrado há uma semana. Os casos suspeitos e que ainda estão em investigação passaram de 4.167 para 4.694.

Ao todo, desde o início do surto da doença no mês de fevereiro, Manaus registrou 5.693 notificações de sarampo, o que engloba os 723 casos confirmados, os 4.694 casos suspeitos (aguardando resultado laboratorial) e 276 casos descartados após investigação.

A Prefeitura de Manaus continua com a intensificação do combate à doença com a oferta da vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, promovendo ações como: bloqueio vacinal nas localidades com notificação de casos suspeitos; varreduras em pontos estratégicos nos bairros com maior número de casos; ações em escolas; e fortalecendo o trabalho de rotina nas 183 salas de vacina da rede municipal para a faixa etária de um a 49 anos.

Além disso, a Semsa conseguiu superar a meta da Campanha Municipal contra o Sarampo, direcionada para crianças de seis meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, com a aplicação de 204.897 doses de vacina, garantindo uma melhor proteção para a faixa etária com maior risco de desenvolver complicações graves pela doença, sendo que a meta inicial era a aplicação de 191.585 doses.

Faixa etária

O novo informativo aponta também que 44,6% dos casos confirmados estão na faixa etária de até cinco anos, seguido da faixa etária de 15 a 29 anos (32,6%). Entre todas as notificações, que incluem os novos casos suspeitos e ainda em investigação, a faixa etária de 15 a 29 anos é a mais atingida, representando 50%, seguida da faixa etária de 30 a 49 anos (14,8%) e menores de um ano (14,5%).

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7
jQuery(document).ready(function(){//atualizarDados(); jQuery('#button-play').click(function(){var player = document.getElementById('player');if(player.paused){player.src = "//streaming17.hstbr.net:8036/live?type=.mp3&provider=video&autostart=1" player.load() player.play() } else {player.pause();player.currentTime = 0;player.src = '';}jQuery(this).find('i').toggleClass('fa-play').toggleClass('fa-stop');}) })