Brasília Amapá |
Manaus

Remédio comercializado em Manaus pode causar morte e efeitos colaterais graves

Compartilhe

Um remédio supostamente “fitoterápico”, conhecido como “Harp 100mg”, vem sendo vendido livremente em Manaus para pessoas que desejam aliviar dores crônicas nas articulações.

O comércio ilegal do suposto medicamento vem sendo praticado sem que as autoridades tomem qualquer providência.

O “Harp 100mg” é chamando comercialmente de “Ervas Life”, “Natural Life” ou “Saúde Total”

Substâncias perigosas

Acredita-se que o “harp 100mg”, entre outros componentes tenha uma formulação com corticóides e opióides e não passou por testes clínicos e laboratoriais para garantir segurança e eficácia.

Um grupo de pesquisa (que será resguardado, por segurança, até a conclusão dos resultados e autorizada publicação) vem investigando, atualmente, a verdadeira composição do Harp 100mg. Com o andamento das investigações e alguns resultados prévios é possível identificar que esse produto não contém nada do harpagophytum procumbens, dito como o princípio ativo do suposto fitoterápico em questão, e sim, várias outras drogas sintéticas de efeito analgésico já conhecido como orfenadrinapiroxicamdexametasona e tantas outras substâncias (corticóides e opióides) que acabam variando de “produto para produto” devido a irregularidades e à falta de um controle de qualidade rigoroso e necessário dos diversos “fabricantes”.

Além do rótulo não fazer menção a essas substâncias, o grande risco dessa associação desconhecida está na possibilidade de causar efeitos colaterais nos pacientes, como insuficiência renal, dependência física e química, interação medicamentosa com o álcool e até risco de morte!

O risco envolve a interação com outros medicamentos que o paciente esteja tomando e a ingestão de álcool que pode alterar fortemente o fígado, rins, sistema nervoso central, alterações importantes e distúrbios metabólicos como edema (inchaço no corpo), aumento da glicemia (açúcar no sangue – especialmente os diabéticos), aumento da pressão arterial, aumento do apetite e acnes, são outras reações que podem ocorrer no paciente.

Fonte Portal OLM

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7