Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura divulga novo boletim epidemiológico e mantém alerta para vacinação contra sarampo

Compartilhe

Saúde – O município de Manaus notificou, desde o dia 5 de novembro, 19 novos casos suspeitos de sarampo, que ainda estão em investigação, aguardando o resultado laboratorial para confirmação ou descarte. O número consta no 38º Informe Epidemiológico de Monitoramento de Casos de Sarampo da Prefeitura de Manaus, divulgado nesta segunda-feira, 26/11, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), indicando que, mesmo com a redução na quantidade de novos casos suspeitos, ainda há circulação do vírus na cidade.

Com isso, a Prefeitura mantém o alerta nas Unidades de Saúde para a intensificação da vacinação de pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos, como recomendado pelo Ministério da Saúde. “As ações de monitoramento, vigilância e bloqueio vacinal continuam sendo reforçadas, conforme determina o prefeito Arthur Virgílio Neto”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Magaldi reforçou que a vacina é a única forma de prevenção ao sarampo. “A estratégia agora é focar nos grupos mais suscetíveis para o desenvolvimento de complicações pela doença, que é o caso de crianças, e também fortalecer a busca ativa de pessoas que receberam a primeira dose da vacina, mas ainda não completaram o esquema vacinal contra o sarampo”, explicou, alertando que é essencial que todas as pessoas atualizem o cartão de vacina.

Em Manaus, desde o início do surto da doença no mês de fevereiro, foram notificados 8.792 casos de sarampo, o que inclui 7.942 registros confirmados, 831 descartados e os 19 casos que continuam em investigação, aguardando resultados laboratoriais.

Faixa etária

Entre todos os 7.942 casos confirmados, 26,2% estão na faixa etária de 20 a 29 anos, seguida da faixa etária de 15 a 19 anos (22,5%), menores de um ano (15,9%) e de 30 a 49 anos (15%).

A lista com as 183 salas de vacina do município de Manaus pode ser acessada no site da Semsa http://semsa.manaus.am.gov.br.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7