Maternidade Moura Tapajóz promove oficina sobre métodos não farmacológicos para alívio da dor - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas


Maternidade Moura Tapajóz promove oficina sobre métodos não farmacológicos para alívio da dor

Postado por Marcus Barros - 16/08/2018 15:06    

Fotos: Divulgação/Semsa

Saúde – Como parte das ações do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (ApiceON), a Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, promoveu na última quarta-feira, 15/8, no auditório da unidade, oficina sobre o uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor durante o trabalho de parto.

A oficina foi ministrada pela Mestre Especialista em Fisioterapia Pélvica e Saúde da Mulher e docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Ana Luíza Loureiro Guerreiro, e pelas residentes de Enfermagem Obstétrica, Katiele Queiroz e Maria Carolina Fontes. O público-alvo foram enfermeiros, obstetras, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e residentes da maternidade.

Os métodos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens, exercícios respiratórios, banho morno, deambulação (liberdade de movimentação), bola suíça, cavalinho, agachamento e aromaterapia, são tecnologias de cuidado que envolvem conhecimentos estruturados, mas que não necessitam de equipamentos sofisticados para sua utilização.

ApiceON

O Ministério da Saúde lançou o projeto ApiceON para qualificar e ampliar a atenção obstétrica e neonatal em hospitais de ensino, universitários ou que atuam como unidade auxiliar de ensino. A proposta abrange 95 hospitais que realizam atividade de ensino em todos os estados brasileiros. Entre 2017 e 2020, serão investidos R$ 13 milhões no projeto.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aderiu ao projeto em agosto do ano passado. O objetivo é contribuir com a implantação de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas na atenção ao parto, nascimento, atenção humanizada às mulheres em situação de violência ou abortamento e planejamento reprodutivo.

 

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7