Brasília Amapá |
Manaus

Mais de 20 escolas municipais têm Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Compartilhe

Saúde – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Manaus), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), encerrou nesta quarta-feira, 20, a fase de implantação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) em 21 escolas da rede municipal de ensino.

A programação de encerramento aconteceu na Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, no bairro Jorge Teixeira, com a última de cinco turmas de curso de capacitação de profissionais de três escolas para a implantação das CIPAs. Além da Escola Sônia Barbosa, o curso capacitou funcionários das escolas Aderson Pereira, do bairro Novo Aleixo, e Biólogo Adolpho Ducke, no bairro Cidade de Deus.

A técnica responsável pelo projeto, engenheira de Segurança do Trabalho Ercilia Soares, o Cerest promoveu os cursos com o objetivo de capacitar gestores, professores e outros funcionários para que possam integrar as CIPAs em cada uma das 21 escolas, contribuindo para a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no ambiente escolar.

Com duração de 20 horas, o curso abordou temas como “Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na escola e no ambiente doméstico”, “Princípios gerais de higiene do trabalho”, “Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho”, “Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – Aids, e outras DSTs e medidas de prevenção” e “Noções básicas de segurança, combate a incêndio e noções de primeiros socorros”.

O professor Vivêncio Garcia dos Santos, que há sete anos trabalha na Escola Sônia Maria da Silva Barbosa, participou de um dos cursos de capacitação e afirma que o mais importante foi obter informações sobre direitos do trabalhador. “O curso ajudou a melhorar o conhecimento sobre os nossos direitos enquanto trabalhadores. E é importante porque será possível multiplicar essas informações junto aos outros funcionários da escola, esclarecendo questões sobre doenças, além de ajudar na prevenção de acidentes”, afirmou o professor.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7