Deputado Alberto Neto sugere uso terapêutico do medicamento em profissionais da saúde

Com base em um estudo elaborado pela Universidade Federal do Ceará, o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos/AM) enviou ao governador do Amazonas, Wilson Lima, a sugestão do uso da hidroxicloroquina no tratamento profilático de profissionais da saúde com Covid-19.

“Sugiro que a proposta da Universidade seja considerada para utilização da cloroquina na fase inicial do tratamento, quando mesmo assintomáticos, estes profissionais possuem grandes chances de estarem infectados devido a exposição”, disse.

Há 80 anos, o medicamento é usado de forma profilática contra a malária e desponta como promissor no tratamento de efeitos causados pelo novo coronavírus. A hidroxicloroquina tem se mostrado segura nos casos em que é utilizada nas doses recomendadas e por tempo reduzido, ressalta o deputado no ofício enviado nesta terça-feira (7).

“É primordial que os profissionais da saúde envolvidos no tratamento no tratamento de casos relacionados ao coronavírus também tenham a disponibilidade de utilização deste medicamento, administrado sob prescrição médica e seguindo as contraindicações”, explicou.

Alberto Neto enfatiza que deve ser seguido o protocolo de utilização do medicamento para o tratamento inicial de profissionais de saúde, garantindo a sua sobrevivência e consequentemente dos pacientes que precisam destes profissionais.

Veja o ofício: