Cerveja é mais eficaz na cura da dor de cabeça do que paracetamol, aponta estudo
Saúde – Não, você não leu errado. Segundo estudo publicado na revista acadêmica inglesa “The Journal of Pain”, beber uma quantidade certa de cerveja por dia reduz sintomas de dor. Mas antes de você sair por aí comemorando, vale entender direitinho como isso funciona.
A Universidade de Greenwich, na Inglaterra, realizou testes durante o período de um ano, e comprovaram que a cerveja reduziu, de fato, os sintomas de de cabeça de seus participantes. O estudo sugere até mesmo uma maior eficaz do que remédios como o paracetamol.
Ao todo, 404 pessoas participaram da análise (foram cerca de 18 testes), que concluíram que uma certa quantidade exata de álcool tem efeito analgésico. “Aumentar o nível alcoólico do sangue para 0.08% nos deixa mais resistentes à dor”, diz Trevor Thompson, médico que comandou o estudo.
Para os médicos, esse estudo pode ser uma nova forma de explicar o alcoolismo: “Pode ser uma justificativa para as pessoas que abusam do álcool e sofrem de algum tipo de dor crônica, apesar das graves consequências para a saúde”.
A ideia, segundo eles, é desenvolver um remédio que possua os mesmos efeitos analgésicos do álcool, mas sem malefícios à saúde. “O álcool pode ser capaz de reduzir a dor a curto prazo, porém, a longo prazo, só traz malefícios à saúde”, completou