Brasília Amapá |
Manaus

Câncer de pâncreas: o mal despercebido

Compartilhe

Dor de estômago, mal- estar e perda de peso são sintomas que muitas vezes não representam ameaça, entretanto são indicativos de um problema grave que, quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura.  Dor de estômago, mal-estar e perda de peso são sintomas que muitas vezes não representam ameaça, entretanto são indicativos de um problema grave que, quanto mais cedo for detectado, maior a chance de cura.

O câncer de pâncreas pode ser fatal, infelizmente um em cada três adultos ignoram os sintomas, segundo uma organização beneficente britânica.  Atualmente, apenas uma em cada 10 pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas sobrevive mais do que cinco anos. Isso acontece especialmente porque os pacientes têm o diagnóstico tardio e as opções de tratamento são muito limitadas, segundo a Pancreatic Cancer UK, organização que luta contra esse tipo de câncer no Reino Unido.

Uma pesquisa feita pela organização mostra que o conhecimento sobre os sintomas da doença ainda é muito baixo.

Os principais sintomas do câncer são:

• Dor no estômago e nas costas;

• Perda de peso sem motivo;

• Indigestão;

• Mudança nos hábitos intestinais, como fezes que flutuam.

No Brasil, o câncer de pâncreas representa 2% dos casos de câncer – e 4% das mortes causadas pela doença, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). É mais comum em pessoas acima de 60 anos e tem maior incidência em homens.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7