Brasília Amapá |
Manaus

Alzheimer também está associado ao colesterol, diz estudo

Compartilhe

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Cambrige o colesterol também tem um papel importante no aparecimento e na evolução do Mal de Alzheimer.

Testes feitos por cientistas da universidade mostraram que o colesterol pode servir para “ativar” a formação das células que causam a doença.

Conhecidos como proteína beta-amiloide, esses compostos são, a muito tempo, substâncias que indicam o avanço da doença. Eles se juntam ao redor dos neurônios e impedem a transmissão de um impulso nervoso de um neurônio para outro. Isso explica vários sintomas do Mal de Alzheimer, como a falha de memória. Depois de um tempo, essa proteína ajuda a acumular mais placas que causam a morte dos neurônios.

O achado foi publicado na “Nature Chemistry” , mas não é a primeira vez que a ciência faz a relação entre colesterol e Alzheimer: estudos anteriores já demonstraram que os mesmos genes que processam a gordura também causam o avanço da doença.

Agora, os pesquisadores  demonstraram que o colesterol contribui para que várias células da beta-amiloide fiquem juntas, ajudando na formação das placas associadas à demência.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7