Saúde – A Prefeitura Municipal de Manaus, buscando redobrar os esforços para imunizar a população contra o sarampo, está vacinando os alunos da rede municipal, em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa). As escolas da rede municipal estão, desde o mês de julho, recebendo equipes dos Distritos de Saúde (Disas) para a verificação do cartão de vacinação das crianças e adolescentes e dos funcionários da unidade. Estão aptos a receber a vacina pessoas de seis meses a 49 anos.

As escolas têm trabalhado na mobilização desses estudantes, buscando junto aos pais autorização para que aqueles alunos que ainda não estiverem imunizados recebam as doses necessárias. Semed e Semsa têm trabalhado com um cronograma de atendimento em que, diariamente, as unidades de ensino recebem os agentes de saúde.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, Marinélia Ferreira, explicou os critérios para a escolha das unidades que estão sendo atendidas pelos agentes das Disas.

Nesta segunda-feira, 6, a ação ocorreu na Escola Municipal República do México, no bairro Flores, zona Centro-Sul. De um universo de 299 alunos, apenas 11 precisavam receber as vacinas, os outros já haviam sido imunizados anteriormente, o que mostra que o trabalho que a prefeitura vem fazendo está sendo eficiente.

A gestora da unidade, Lucymeire Rocha Braga, reforçou a importância da mobilização realizada pelas escolas e da participação das comunidades. Segundo ela, até o dia da vacinação, foi realizada uma semana de mobilização entre pais e responsáveis.