Saiba porque seu couro cabeludo descama após fazer progressiva - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 20:06
21 de Maio de 2019



Saiba porque seu couro cabeludo descama após fazer progressiva

Foto: Divulgação



Há alguns anos, as progressivas ficaram quando os cabelos bem lisos começaram a ser indispensáveis para compor um look. Muitas mulheres procuravam saídas para alisar os fios permanentemente ou apenas diminuir o volume.

Com estudos e aprimoramentos, a escova definitiva passou por mudanças, alterando o uso do formol, já que a manipulação da substância nos cabelos foi proibida pela vigilância sanitária. Mas até hoje muitas pessoas ainda reclamam de um problema comum após se submeter a técnica: a descamação pós-progressiva.

De acordo com a médica dermatologista Claudia Peres, a ação da escova progressiva acontece através da aplicação de um produto que envelopa, ou encapa, o fio. Isso faz com que o cabelo fique mais liso, já que há um produto envolvendo o fio.

Como os produtos usados para isso levam bastante química, o couro cabeludo pode sofrer e algumas feridinhas aparecem. Com isso, casquinhas brancas também surgem e lembram caspas. Com o tempo, essa parte do corpo se recompõe e a descamação acaba.

“Essa escova depende de calor para agir. Esse calor junto com o produto acaba agredindo o couro cabeludo, por isso muitas pessoas relatam coceira depois do procedimento ou mesmo a descamação”, explica a médica.

Caspa de progressiva

O que também pode acontecer é o surgimento de caspas por causa da oleosidade causada pela progressiva.

“Como o fio de cabelo se torna ‘impermeável’, a lubrificação fica reprimida no couro cabeludo, levando a um aumento da oleosidade e favorecendo a proliferação do fungo causador da caspa”, esclarece Erick Omar, tricologista da AE Skin Center, de São Paulo.

Como acabar com a descamação

Como o couro cabeludo estará sensível, é importante evitar lavar os fios com água muito quente, sendo que o ideal é optar pela água fria. Além disso, o uso em excesso do secador também pode deixar a região mais prejudicada.
Evite também arrancar ou coçar o couro cabeludo: isso também pode machucar ainda mais o local.

Não lave a região com as unhas, mas com a ponta dos dedos e massageie a cabeça para que a circulação de sangue seja ativada.

Conheça truques caseiros para tirar a caspa de progressiva

A umectação noturna é uma saída interessante para o problema. Com óleos, hidrate os fios à noite, quando eles já estiverem sujos. Deixe agir até o dia seguinte e lave o cabelo com um xampu anti-resíduos, que limpe bem e suavemente seu couro cabeludo.

“O cabelo com progressiva também tende a ficar mais endurecido, ressecado, perde água, então pedimos para as pessoas tentarem hidratar mais o cabelo, com máscaras para este tipo de cabelo pelo menos uma vez por semana”, indica Claudia.

Outras químicas também devem ser evitadas, como a descoloração ou reflexos, que danificam a saúde dos fios e podem machucar a raiz.

Fonte: Vix

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA