Alho-poró: Conheça os benefícios que pouco sabe sobre o vegetal - Portal CM7
 
Adsense Responsivo
Manaus, 16 de June 25 ºC Tempestades
Mercado financeiro
Dólar R$ 3.73 -2.15%
Euro R$ 4.3315 -1.68%
 
 
Home / Estilo / Mulher / Alho-poró: Conheça os benefícios que pouco sabe sobre o vegetal

Alho-poró: Conheça os benefícios que pouco sabe sobre o vegetal

Postado por Débora Larissa | 05/06/2018 15:27

Também conhecido como alho-francês, alho-macho, porro-bravo e porro-hortense, ganhou fama através da culinária francesa, mas teve sua popularidade expandida por todo o mundo, inclusive no nosso país. Este vegetal é utilizado para incrementar o sabor de pratos salgados, garantindo destaque por seu sabor marcante. Vegetal pertencente à família da cebola e alho, o alho-poró possui forma cilíndrica, diferente de seus semelhantes.

De fácil acesso, vem ganhando cada vez mais as mesas do Brasil, adicionando um sabor semelhante à cebola, porém mais suave. Produzido o ano todo, pode ser encontrado em supermercados e hortifrútis.

De acordo com a nutricionista Larissa Cohen, uma colher de sopa de alho-poró possui cerca de 4,8 kcal, 1,04 g de carboidratos, 0,21 g de proteínas, 0,38 g de fibras alimentares e 0,01 g de gordura. Confira alguns de seus benefícios:

Conheça os 12 benefícios do alho-poró

1. Combate gripes e resfriados
De acordo com a nutricionista, o alho-poró auxilia no trato respiratório, aliviando sintomas de gripe e resfriados, já que possui propriedades antibacterianas naturais.

2. Auxilia na redução do colesterol
“Como todo alimento rico em fibras, ele ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL)”, revela Larissa.

3. Ajuda na perda de peso
Novamente a presença das fibras garante este efeito, garantindo uma sensação de saciedade por mais tempo, atuando no controle e manutenção do peso corporal.

4. Combate os radicais livres
De acordo com a profissional, o alho-poró é um alimento rico em antioxidantes como polifenóis, que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças crônicas.

5. Auxiliam no bom funcionamento intestinal
Outro feito garantido pelo seu teor em fibras, ele permite que o intestino funcione regularmente.

6. Promove a boa saúde ocular
“Este alimento auxilia na saúde da visão, pois contém luteína e zeaxantina, substâncias que protegem o tecido do olho da oxidação e envelhecimento”, informa a nutricionista.

7. Melhora da imunidade
Conforme a profissional explica, o alho-poró é considerado um alimento prebiótico, alimentando as bactérias “positivas” e ajudando na melhora da imunidade.

8. Ação anti-inflamatória
“O alho-poró contém a vitamina K, substância que auxilia na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, assim como na calcificação das artérias”, complementa Larissa.

9. Ideal para ser consumido na gravidez
Por conter ácido fólico, é um ótimo alimento para ser consumido na gravidez, momento em que essa vitamina é muito importante para a formação do sistema nervoso do bebê.

10. Garante uma pele saudável
Este feito é garantido pela combinação de vitaminas A, C e E, além da presença de betacaroteno no alimento, causando um efeito poderoso na proteção da pele dos danos causados pela exposição aos raios solares.

11. Para ossos mais fortes
Por conter quantidades significativas de vitamina K, o alho-poró garante ossos mais fortes, já que esta vitamina ativa a osteocalcina, proteína que proporciona maior saúde óssea.

12. Estimula a libido
Conhecido por suas propriedades afrodisíacas, este alimento possibilita aumento da libido, além de auxiliar no tratamento da infertilidade.

Além de seu sabor marcante, adicionar o alho-poró à sua rotina alimentar pode garantir benefícios incríveis para a sua saúde. Não perca mais tempo e comprove sua ação.

Como consumir o alho-poró

Utilizado principalmente como ingrediente adicional em uma receita, o alho-poró pode ser consumido de diversas formas. De acordo com a nutricionista, a parte branca é a ideal para ser consumida, podendo ser “cortada em anéis e utilizada como tempero natural em todos os tipos de pratos, desde carnes, peixes, frango, arroz, sopas, saladas e até como tempero do feijão”, sugere.

Com a possibilidade de ser degustado cru ou cozido, é importante lavar bem o vegetal em água corrente antes de incorporá-lo às receitas. “É muito interessante utilizá-lo como tempero da comida no lugar do alho para as pessoas que se queixam de má digestão, azia, refluxo e gases após consumir alho. O alho-poró é mais suave e não provoca esses sintomas em pessoas sensíveis ao alho comum”, indica Larissa.

Fonte: Dicas de Mulher

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA

 
 
Aplicativo da Rádio CM7