6 óleos essenciais que podem fazer 'mágica' com seu corpo - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas


6 óleos essenciais que podem fazer ‘mágica’ com seu corpo

Postado por Débora Costa - 11/07/2018 17:22    

Foto: Reprodução

Usados na pele, em massagens ou em inalações, os óleos essenciais podem ajudar a melhorar a concentração, aliviar dores, diminuir o estresse e muito mais. Extraídos de raízes, folhas e até flores, alguns desses óleos podem auxiliar no bem-estar diário quando aplicados na pele, cabelos ou usados para aromaterapia .

“Os óleos essenciais são compostos aromáticos vegetais, extraídos de plantas em sua forma integral e que, por isso, contêm altas concentrações dos princípios ativos da planta da qual foram extraídos. São esses princípios ativos que produzem o efeito medicinal. Pela composição química do óleo, é possível saber a atividade terapêutica que ele oferece e como utilizá-lo”, explica Nathânia Frutuoso, farmacêutica e fitoaromaterapeuta na Botica da Morgana e na Toca das Terapias.

Nathânia afirma que precisa ter cuidado na hora de comprar o óleo essencial, fazendo a pesquisa pelo nome científico da planta e certificando-se de que ele é produzido por uma marca confiável e de que o fornecedor oferece um laudo que comprova a composição química da substância , pois, de acordo com ela, é grande o número de falsificações, em que são usadas essências e aromas sintéticos, por exemplo.

Óleos essenciais no dia a dia

A especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta, defende o uso dos óleos para auxiliar no humor do dia a dia e recomenda o uso tópico ou por inalação. “O uso tópico é quando o óleo fica em contato diretamente com a pele, seja através de massagens, banhos ou compressas. Já a inalação é feita com um difusor de aromas para espalhar o óleo pelo ambiente”, ensina.

Para quem quer incorporar os óleos essenciais no dia a dia, listamos seis possibilidades, suas propriedades e como devem ser administradas:

Óleo de Alecrim

O óleo essencial de alecrim é energizante, auxilia na concentração e na memória. “As pessoas se sentem menos sonolentas, mais renovadas e ativas”, diz Nathalia. Para usá-lo, vale pingar algumas gotinhas nos pulsos, usando a substância como se ela fosse um perfume.

Óleo de hortelã pimenta

Com ação similar à do óleo de alecrim, o óleo de hortelã pimenta, por ser refrescante, também é tônico, melhorando a atenção e aliviando enxaquecas. Para ter esses efeitos, a especialista explica que o ideal é usar algumas gotinhas para massagear as têmporas. Além disso, o óleo de hortelã pimenta também combate náuseas e pode ser usado como expectorante, tratando problemas respiratórios por meio de inalações.

Óleo de bergamota

Cítrico, o óleo de bergamota é ideal para combater estresse e ansiedade, além do cansaço e da irritação. Ele pode ser usado em inalações ou até mesmo em massagens, mas, no último caso, é importante lembrar-se de remover completamente o óleo do corpo após o uso pois, como a bergamota é da mesma família do limão e outras frutas cítricas, ele pode queimar a pele se houver contato com o sol.

Óleo de eucalipto

Por ser refrescante, o óleo de eucalipto age, ao mesmo tempo, como um relaxante e um energizante, combatendo pensamentos negativos e auxiliando na disposição. Ele também tem ação expectorante, aliviando sintomas de resfriado, dores no corpo e dor de cabeça. Recomenda-se usá-lo numa inalação ou num escalda pés: coloque água quente para morna em uma bacia e pingue algumas gotas do óleo, depois deixe os pés na água de dez a 15 minutos.

Óleo de copaíba

Com ação anti-inflamatória e relaxante, o óleo de copaíba é, segundo a especialista, ideal para combater tensão. Contribuindo também para a circulação sanguínea, ele ajuda a dar disposição, além de ser ótimo para a pele, combatendo irritações e hidratando as áreas que ficam mais secas. Na hora de usar, ele pode ser diluído com um pouco de óleo de amêndoas e aplicado em massagens.

Óleo de lavanda

Um dos óleos essenciais mais versáteis, o óleo de lavanda tem efeito ainda mais calmante do que o de bergamota, além de ter propriedades analgésicas e ser indicado até para quem quer aliviar cólicas menstruais de forma mais natural, por exemplo. Para isso, basta aplicar algumas gotinhas no ventre, mais ou menos onde fica o útero, e massagear com cuidado. Para quem tem insônia e dificuldade para pegar no sono, é recomendado passar algumas gotinhas nos pulsos ou no travesseiro antes de dormir. Outra boa forma de relaxar usando o óleo de lavanda é em um banho de banheira, misturando algumas gotas à água.

Fonte: iG

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7