CM7

 
Manaus, 24 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Estilo / Moda / Roupas sem costura, será este o futuro da moda?

Roupas sem costura, será este o futuro da moda?

Da redação | 01/12/2016 19:46

roupas-sem-costura-adidasAfinal, qual será o futuro da moda? As roupas sem costura feitas por máquinas de tricô 3D são a última tendência em moda fitness, casual, lingerie e até calçados. Será este um inevitável caminho a ser tomado?

Marcas como Nike, Under Armor, Adidas, Uniqlo, Benetton entre outras, trabalham com um processo chamado de urdidura. É exatamente como uma impressão 3D, mas feita por máquinas computadorizadas de tricô que produzem roupas sem costura a partir de uma imagem. Não existe poluição e desperdício de materiais no processo de fabricação e a peça já sai pronta exigindo apenas acabamento.

A Itália é a maior exportadora dessa tecnologia de urdidura contínua sem costura, e uma das suas principais fabricantes é a Santoni.

Na primeira Revolução Industrial, as tecelagens substituíram os teares manuais operados por humanos por máquinas mecânicas. Agora, com a era da quarta Revolução Industrial, as máquinas compactas de tricô 3D substituem completamente as tecelagens.

A máquina SWD 6/2J da Santoni possui o tamanho de um refrigerador comercial e pode tecer quase qualquer peça de roupa, até mesmo camisas e casacos com mangas e calças compridas. Como as roupas são inteiramente projetadas por um software, as peças podem ser personalizadas com facilidade, fabricadas e depois enviadas mais rápido aos clientes.

roupas-semccostura

No futuro, entraremos numa loja Nike à procura de uma roupa de fitness e acessórios. Iremos até o ‘corredor de inspiração’ que lhe pede para escolher uma roupa. Depois de selecionar, tocaremos o ‘pagar agora’. O computador repassa essa informação a uma máquina compacta escondida no fundo da loja para fabricar as peças.

Não sabíamos, mas ao entrarmos na loja, um computador de inteligência artificial digitalizou a forma e tamanho do nosso corpo. Mas isso não é a parte mais interessante. Em vez de ficar escolhendo as roupas, diremos ao computador o estilo de roupa que desejamos e ele nos mostrará tudo aquilo que se enquadre no nosso gosto pessoal. De 15 a 30 minutos depois de termos escolhido a peça, receberemos a roupa ou calçado com um ajuste perfeito!

O melhor é que as roupas são totalmente personalizadas e não têm aquelas costuras irritantes que incomodam. A gigante esportiva Nike lançou sua linha de roupas fitness feminina Nike Pro Elite Knit feitas com a inovadora tecnologia de urdidura de malha.

A italiana Santoni firmou uma cooperação com a Lenzing, Unitin, Tonello e Fulgar para criar produtos jeans com elastano usando sofisticadíssimos teares circulares sem costura.

O fios EVO utilizados na coleção de peças jeans foram desenvolvidos pela italiana Fulgar, feitos 100% de sementes de mamona. O processo de lavanderia utilizou as mais modernas tecnologias sustentáveis de laser e ozônio a fim de conferir efeitos especiais nas peças. Como podemos ver, a Revolução Industrial 4.0 já está a transformar a indústria da moda, tornando-a mais eficiente, produtiva e sustentável. O futuro da moda já chegou!

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA