Instrumento gamelão terá concerto especial no Teatro Amazonas nesta terça-feira
Cultura – Após ser doado ao Governo do Amazonas pela Indonésia e estrear na ópera “Kawah Ijen – o Vulcão Azul”, na programação do 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO), na noite de domingo, 27, o instrumento indonésio gamelão terá um concerto especial nesta terça-feira, 29, no Teatro Amazonas, a partir das 20h. Para a apresentação, o instrumento será montado em sua forma completa e a entrada será gratuita.
O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet; além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.
De acordo com o diretor artístico adjunto do FAO, o maestro Marcelo de Jesus, três partes do gamelão não foram apresentadas na “Kawah Ijen” para que fosse integrado junto à Orquestra Amazonas Filarmônica (FAO). “Para este concerto, o gamelão terá mais um jogo de gongos e mais dois de teclado percussivo”, explica.
O grupo “Yogistragong”, com oito percussionistas portugueses comandados pela timpanista Elizabeth Davis, que participou da ópera, vai realizar o concerto, que terá duração média de uma hora, com diversas músicas da cultura Indonésia. “As peças musicais são do folclore indonésio, além de outras músicas originais que foram escritas especificamente para o gamelão”, informa.
Escola em Manaus – Elizabeth Davis coordena o projeto “Gamelão de Java”, em Lisboa, há mais de 10 anos. Desde 1993 é chefe de percussão da Orquestra Sinfônica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos. Ela ressaltou que este é o primeiro passo para apresentar o instrumento aos amazonenses e dar início a uma escola do gamelão em Manaus.
“O gamelão é um instrumento lindo, com sons relaxantes e harmônicos, que pode ser objeto de estudo de música e também pode ajudar na parte social, trabalhando o foco de crianças autistas, hiperativas, deficientes visuais, promovendo o trabalho em grupo, a confiança, autoestima e muito outros benefícios terapêuticos. Ele é rico e mágico em suas possibilidades”, declara Elizabeth.
Objeto de estudos – Instrumento musical coletivo típico das ilhas de Java e de Bali, o gamelão é composto por xilofones, tambores, gongos, instrumentos de cordas e metalofones. Como parte da ópera “Kawah Ijen”, representando os sons e a cultura indonésia, o gamelão foi doado por intermédio do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto.
Serviço: Concerto de gamelão no Teatro Amazonas
Data/ hora: 29 de maio, terça-feira, a partir das 20h
Local: Teatro Amazonas – Avenida Eduardo Ribeiro, Centro, 659
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre