Manaus – Os Corpos Artísticos do Estado do Amazonas realizarão uma série de concertos especiais na Temporada Natalina do Teatro Amazonas, a partir desta quinta-feira (20/12). Os espetáculos “Marias: Guardiães de Cristo”, “O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” e “Carnaval Natalino” terão entrada gratuita. O evento é promovido pelo Governo Amazonino Mendes, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A programação ainda conta com um recital extra no Shopping Ponta Negra.

O diretor dos Corpos Artísticos, maestro Marcelo de Jesus, explica que o conceito para este ano era a junção dos diversos grupos artísticos na criação dos espetáculos. “Em cada dia, teremos mais de um grupo colaborando para realizar os espetáculos, que são como um presente para o público que nos acompanhou durante o ano”, declara.

Este ano, a SEC realizou audições, nos dias 5 e 6 de novembro, para definir o elenco da Temporada Natalina. Entre os 180 escritos, foram selecionados para participar do elenco dos concertos: Adália Marques, Cindy Lourenço, Jocê Mendes, Guta Rodrigues, Melanie Silva, Sandro Medeiros e Trayce Kelly.

“Marias: Guardiães de Cristo” – O primeiro espetáculo será “Marias: Guardiães de Cristo”, que terá duas sessões, sendo uma nesta quinta-feira (20/12) e a outra no domingo (23/12), encerrando a Temporada Natalina, às 18h e 20h30. A história fala do nascimento de Jesus Cristo pela visão de três Marias, junto com excertos da obra “Messias”, de George Friedrich Händel (1685-1759), na versão orquestrada por Mozart.

“A história clássica será contada pelo olhar feminino, tocando muito na questão familiar e da representatividade. A obra de Handel foi escrita especialmente para este período natalino e Mozart acrescentou outros instrumentos em sua orquestração. É uma das obras mais adaptadas, com versões em metal e gospel”, destaca o maestro.

Participarão deste espetáculo a Orquestra Amazonas Filarmônica, Corpo de Dança do Amazonas (CDA), Balé Experimental do CDA e Coral do Amazonas, além de atores convidados. A regência é do maestro Luiz Fernando Malheiro. “Para este evento, o Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica estarão juntos no fosso do palco, o que dará uma sensação auditiva completamente diferente”, revela Marcelo de Jesus.

A direção cênica é formada exclusivamente por mulheres, sendo elas Ednelza Sahdo, Viviane Palandi e Monique Andrade. A dramaturgia é assinada por Francis Madson e Viviane Palandi, assistência de direção de Thais Vasconcelos, concepção cenográfica feita pelo CDA e Balé Experimental do CDA.

“O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” – Com sessões às 18h e 20h30, na sexta-feira (21/12), o “Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” traz a regionalidade para a programação, de acordo com o maestro Marcelo de Jesus. “É um espetáculo muito bonito e afetivo, que contará com as crianças do coral infantil do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e músicas regionais e natalinas. As pessoas irão se emocionar’, afirma.

Além do Coral Infantil do Liceu, regido pelo maestro Isaías Monteiro, o espetáculo conta com a Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e Balé Folclórico do Amazonas, com regência do maestro Davi Nunes. A cantora amazonense Judy Cristine Cardoso Silva, de apenas 14 anos, fará uma participação especial como solista.

Com texto escrito pela assistente de direção do Balé Folclórico do Amazonas, Magda Carvalho, “O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos” foi adaptado para a Temporada Natalina. A história retoma uma época, onde o Papai Noel não existia nem como lenda, nem como realidade e, então, no dia 23 de dezembro, três crianças desta floresta tiveram um sonho que as levou para uma grande aventura em busca do espírito do natal.

O maestro Davi Nunes ressalta que este será um show repleto de dramatização, dança e música ao vivo. “Em mais uma parceria do BFA e da Ovam, além de convidados especiais, resolvemos fazer um espetáculo bem dinâmico, vivo e bastante animado. Queremos encerrar nossa programação de 2018, que contou com muitos eventos interessantes e projetos novos, em grande estilo com esta apresentação de natal que todos irão gostar de apreciar”.

“Carnaval Natalino” – O “Carnaval Natalino” é uma adaptação do “Carnaval dos Animais”, realizado no Teatro Amazonas na programação do Dia das Crianças, e que é baseado nas obras “Sinfonia dos Brinquedos (1760)”, de Edmund Angerer, e “O Carnaval dos Animais, Grande Fantasia Zoológica (1886)”, de Camille Saint-Saëns. O espetáculo será apresentado no sábado (22/11) e domingo (23/12), às 11h.

“O concerto fez muito sucesso na época e é focado para crianças, por isso será apresentado pelas manhãs. Dessa vez teremos todos os animais caracterizados para o natal e, na primeira parte do espetáculo, convidaremos o público a cantar com o Grupo Vocal do Coral do Amazonas (GVCA)”, revela Marcelo de Jesus.

A apresentação conta com o Corpo de Dança do Amazonas, Orquestra Amazonas Filarmônica e GVCA. A coreografia é de Adriana Góes e a regência do maestro Marcelo de Jesus.

Concerto com a Amazonas Band e Madrigal Ivete Ibiapina – Ainda no sábado (22/12), às 18h e 20h30, a Amazonas Band, sob regência do maestro Rui Carvalho, e o Madrigal Ivete Ibiapina, regido pela maestrina Natália Sakouro, realizarão um concerto de natal com um repertório especial.

O programa terá uma hora de duração e está dividido em três partes. Na primeira, o Madrigal irá cantar a capella as obras tradicionais de natal “Mundo Feliz”, “Pie Jesu”, (de Andrew Lloyd Webber), e “Gloria in Excelsis Deo”. Em seguida, a Amazonas Band subirá ao palco para fazer uma performance em conjunto ao Madrigal, apresentando “Sino de Belém” e “Oh Happy Day”, com arranjos de coral e banda feitos especialmente para a Temporada Natalina pelo maestro Rui Carvalho.

“Big Band Chrstma’s Medley”, “Go Tell It On The Mountains” e “Christma’s The Joy And The Spirit” são as músicas irão encerrar o espetáculo, com a interpretação da Amazonas Band.

Apresentação no Shopping Ponta Negra – Assim como no 21º Festival de Ópera do Amazonas (FAO), os Corpos Artísticos, em parceria com o Shopping Ponta Negra, realizam uma apresentação especial piso “L2” do estabelecimento, na sexta-feira (21/12), às 19h. “Este contará com obras tradicionais natalinas e também teremos uma surpresa para o público no local”, revela Marcelo de Jesus.

O evento no shopping terá a participação de integrantes da Orquestra Amazonas Filarmônica e do Coral do Amazonas, com regência do maestro Otávio Simões.

Confira a programação completa:

20 de dezembro e 23 de dezembro – às 18h e 20h30

Marias: Guardiães de Cristo
Balé Experimental Do Corpo De Dança Do Amazonas
Corpo de Dança Do Amazonas
Coral do Amazonas
Orquestra Amazonas Filarmônica
Regência: Maestro Luiz Fernando Malheiro
Local: Teatro Amazonas
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

21 de dezembro – às 18h e 20h30

O Natal na Floresta dos Cedros Vermelhos
Coral Infantil do Liceu De Artes e Ofícios Claudio Santoro
Balé Folclórico do Amazonas
Orquestra de Violões Do Amazonas
Regência: Maestro Davi Nunes
Local: Teatro Amazonas
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

21 de dezembro – às 19h

Natal no Shopping Ponta Negra
Coral do Amazonas
Orquestra Amazonas Filarmônica
Regência: Maestro Otávio Simões
Local: Piso L2 do Shopping Ponta Negra (Avenida Coronel Teixeira, Ponta Negra)
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita

22 de dezembro – às 18h e 20h30

Concerto com a Amazonas Band e o Madrigal Ivete Ibiapina
Regência: Maestro Rui Carvalho
Local: Teatro Amazonas
Classificação: Livre
Entrada: GratuitaFotos: Michael Dantas/SEC

22 e 23 de dezembro – às 11h

Carnaval Natalino
Irina Kazak e Renan Branco, pianos
Adriana Góes, coreografia
Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas
Grupo Vocal do Coral do Amazonas
Orquestra Amazonas Filarmônica
Regência: Maestro Marcelo de Jesus
Local: Teatro Amazonas
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita