Brasília Amapá |
Manaus

Beethoven supera Mozart em enquete de popularidade

Compartilhe

Uma enquete anual realizada há 21 anos pela estação de rádio inglesa Classic FM deu um resultado inesperado na edição de 2016: pela primeira vez, o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) superou o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). Na pesquisa, chamada de Hall da Fama, 170 mil votos foram computados, gerando uma lista das 300 obras de música clássica favoritas dos ouvintes. Beethoven emplacou 19 composições, contra 16 de Mozart. Nas dez primeiras posições, o alemão aparece com as suas sinfonias nº 6 e nº 9 e com o seu concerto para piano nº 5. Mozart aparece apenas uma vez, e não é graças a uma de suas famosas óperas, como “As bodas de Fígaro” ou “Don Giovanni”, ou a seu “Réquiem”, mas sim por seu concerto para clarineta.

A lista reflete, sem dúvida, peculiaridades do gosto musical inglês. O compositor britânico Ralph Vaughan Williams (1872-1958), muito mais popular na sua terra natal do que no resto do mundo, ocupou a liderança do ranking, pelo terceiro ano consecutivo, com a peça para violino e orquestra “The lark ascending”. É dele também o terceiro lugar, com a “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”. Também britânico, Edward Elgar (1857-1934) teve suas duas criações mais famosas, “As variações Enigma” e o concerto para violoncelo, na quarta e na décima posições, respectivamente. Para os ingleses, portanto, obras de Vaughan Williams e Elgar são mais queridas do que as sinfonias de Beethoven.

Por ser a mais abrangente (em termos de quantidade de votos) enquete sobre obras de música clássica no mundo, o Hall da Fama da Classic FM é tido como uma referência no gênero. Outras curiosidades da lista deste ano foram o salto de 38 posições, em relação ao ano passado, dado por John Williams, pela trilha de “Star Wars”, impulsionado pelo novo episódio da franquia, “O despertar da Força”, e a presença no 15º lugar de um compositor vivo, o galês Karl Jenkins com “The armed man: A mass for peace”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7