Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas representa o Estado em Berlim
Cultura – O Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas representará o Estado na cidade de Berlim, na Alemanha, em uma Gala Comemorativa que será realizada pela Escola Staatliche Balletschulle, no dia 4 de junho. Esta será a primeira vez que o grupo, que faz parte dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), viajará ao país.
Segundo a diretora artística do Balé Experimental, Monique Andrade, a ideia de participar do evento surgiu em 2017, quando representantes da SEC e da escola conversaram a respeito de um intercâmbio cultural. A Gala Comemorativa promete reunir bailarinos do mundo todo.
Os bailarinos Remilton de Souza Nunes, de 23 anos, e Karla da Silva do Carmo, de 18 anos de idade, foram selecionados para representar a companhia com trechos de “Plutão já foi Planeta”. Monique conta ainda, que dupla é a mais antiga do Balé Experimental – grupo que em 2018 teve quase todo o quadro de bailarinos renovado.
Com apresentação marcada para 4 de junho, a dupla já trabalha na realização de ensaios para o espetáculo a ser apresentado no evento. Karla considera a participação uma espécie de vitrine em sua carreira.
Remilton está no Balé Experimental desde a fundação do grupo, em 2014, e acaba de ministrar um workshop para dançarinos do Corpo de Dança do Amazonas (CDA) que participarão da ópera “Kawah Ijen”, que estreia dia 27 de maio, no 21º Festival Amazonas de Ópera (FAO). Ele conta que estará em Berlim no dia de seu aniversário e que considera essa participação um presente.
Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas – O Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas foi criado em 2014, dentro da política de preparação, qualificação e profissionalização estadual. O grupo conta com 20 jovens, entre 15 e 24 anos, que começaram ainda crianças no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e passaram por várias etapas para chegar no Corpo Artístico da SEC.