Brasília Amapá |
Manaus

6 dicas para fazer mais amigos e deixar a vida mais leve

Compartilhe

Dentre os desafios que precisamos enfrentar ao longo do tempo, a solidão é o maior deles: ninguém gosta de se sentir sozinho, e é um fato que tudo parece mais leve quando temos alguém com quem contar. Por isso, saber como fazer amigos nessa fase pode ser ainda mais importante do que em qualquer outra.

O problema, talvez, é justamente o como: por que parece tão mais difícil começar novas amizades e encontrar pessoas com gostos em comum depois de uma certa idade? A resposta mais simples parece a mais certa: com tantas responsabilidades e preocupações, a vida social fica em segundo plano e preferimos manter as pessoas que já ficam mais próximas naturalmente e deixar as demais seguirem os seus caminhos.

Mas, se você quer mudar isso, conheça algumas dicas de como fazer amigos depois de adulta:

1. Crie um hábito

Conhecer uma pessoa significa que você precisa manter um contato constante com ela. É mais ou menos como o hábito de tomar água depois de acordar, você deve repetir essa ação algumas vezes até que ela se firme na sua rotina. Com pessoas não deixa de ser diferente: você precisa encontra-las e conversar com elas repetidas vezes para criar um laço de amizade. Se você conhecer uma pessoa nova, faça esse exercício: tente manter contato, convide para um café, mantenha uma conversa pelas redes sociais.

2. Volte ao passado

A gente entende que algumas pessoas precisam mesmo sair da sua vida e seguir um caminho diferente. Outras se afastam sem um motivo aparente, e esse afastamento não significa que elas não possam voltar. Retome contato com amigos antigos, tenha interesse pela vida deles e reacenda esses laços – eles já estão lá, só precisam ser relembrados!

3. Peça ajuda!

Assim como conhecer um crush, você pode usar das suas amizades atuais para conhecer pessoas novas – as redes sociais são uma mão na roda para isso! Poste no Facebook, pergunte para a sua melhor amiga quem você precisa conhecer para aumentar o seu círculo de amizade e se abra para essas novas experiências. Pode parecer estranho no começo (e muita gente pode achar que você está só atrás de um novo namorado), mas quem te conhece vai entender essa necessidade de conhecer amigos novos.

4. Saia de casa

A internet é um super facilitador na hora de fazer amizades, mas em algum momento você vai precisar sair de trás da telinha para se conectar com essas pessoas na vida real. O online é incrível para começar uma conversa, mas é só levando essa pessoa para fora da web que as amizades são formadas de verdade. Passe um tempo junto com quem você já conhece, convide seus amigos online para um café, faça um curso, passe mais tempo naquele café que você tanto ama… Enfim, coloque a cara no sol e aceite os convites que você recebe também (a gente bem sabe que mutias vezes você troca aquela balada marcada no Facebook pelo combo cobertor + Netflix).

5. Procure pessoas com gostos parecidos com os seus

A gente comentou que a internet é um lugar incrível, certo? E é mesmo (apesar de ter os seus cantinhos escuros tanto quanto qualquer outro lugar). Você pode usá-la a seu favor procurando por pessoas com gostos parecido com os seus. Por exemplo, se você gosta de games, pode procurar grupos de mulheres que também curtem videogames para conversar e trocar figurinhas, entrar em grupos de livros, procurar outros fãs daquele série que você gosta.

6. Tenha interesse

Mais importante do que qualquer dica dessas, porém, é você lembrar da importância de ter interesse pelas pessoas com quem você cruza. Todas elas são um amigo em potencial, desde que você preste atenção e compartilhe a sua vida com elas. Não precisa muito e não é um bicho de sete cabeças – mas um exercício de sair do seu umbigo, do seu mundinho, e olhar em volta, buscando uma conexão verdadeira. Parece assustador, mas é o melhor conselho que a gente pode dar.

Parece que depois de um tempo precisamos reaprender como fazer amigos, mas na verdade é só um exercício de nos desligarmos das nossas preocupações do dia a dia e buscar dividir com os outros o que sentimos, ter interesse por eles e manter o contato. É prática, assim como qualquer outra coisa e, com ela, até um exercício assustador como esse fica fácil.

Fonte: Superela

Siga-nos no Google News Portal CM7