Manaus (AM) – “Parece pequena, mas é uma obra de grande valor social”, definiu o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao entregar a quadra poliesportiva da comunidade Vila Mamão, bairro São Francisco, zona Sul, na manhã desta sexta-feira, 2/10. O espaço é parte das obras, anunciadas pelo prefeito, como parte das comemorações dos 351 anos da capital do Amazonas, festejado no dia 24 de outubro. “Quero entregar uma ou duas por dia durante o mês”, afirmou.

O prefeito Arthur Neto destacou ainda o seu grande apreço pelo bairro São Francisco e, especialmente pela Vila Mamão, cuja obra integra um pacote de aproximadamente 40 nas áreas de esporte e lazer, que devem ser entregues até o fim do ano. No local, Arthur disse guardar grandes recordações, principalmente dos embates históricos com, à época, seu adversário político, Gilberto Mestrinho.

“A Vila Mamão era um reduto dividido e tinha uma presença marcante da líder comunitária conhecida como Lucimar Mamão, por sua ligação com essa comunidade, hoje minha grande amiga. Essa é uma área que merece todo o respeito e uma obra pequena como essa, mas de grande valor social, é o resultado de recursos públicos bem aplicados em favor da comunidade”, destacou.

Localizada na rua Vasconcelos Chaves, a quadra ocupa uma área de 200 metros quadrados, tendo recebido serviços de melhorias, entre pintura geral, substituição elétrica e de gradil, reforma geral dos banheiros e copa. O valor da obra é de R$ 131 mil. A última reforma na quadra aconteceu há 20 anos. Além da prática esportiva, o espaço também é usado pela comunidade para eventos sociais como bingo, arraial, aniversários e até casamento.

A inauguração integra a programação do aniversário de 351 anos de Manaus, que contará com ampla agenda de entrega de obras e outras atividades simbólicas. Como já divulgado anteriormente, a tradicional festa de Aniversário da Cidade foi suspensa este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Investimento

A Prefeitura de Manaus está investindo, aproximadamente, R$ 15 milhões na reforma e construção de, aproximadamente, 40 espaços esportivos. Os espaços são de coordenação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que absorveu as políticas de Esporte e Lazer.

As obras de reformas são, na maioria, serviços de instalações elétricas, pinturas, troca e construção de cobertura, recuperação de gradil e alambrados, além de recuperação das salas administrativas, banheiros, entre outras melhorias. As empresas prestadoras dos serviços seguem as orientações das autoridades de saúde, para evitar o contágio do novo coronavírus entre os trabalhadores.