Brasília Amapá |
Manaus

Judô fecha time para Olimpíada com Baby, Buzacarinni e Kitadai

Compartilhe

A Confederação Brasileira de Judô definiu nesta quarta-feira a seleção de 14 atletas que vão representar o país nos Jogos do Rio. Nos bastidores, a CBJ acredita que esta equipe tenha condições de brigar por até sete medalhas, quatro no feminino e três no masculino. O Brasil terá um representante por categoria.

A definição mais aguardada ocorreu no masculino, onde havia dúvidas sobre os escolhidos nas três categorias em que o ranking mundial está embolado: ligeiro, meio-pesado e pesado. Felipe Kitadai (-60kg), Rafael Buzacarinni (-100kg) e Rafael Silva (+100 kg) vão representar o Brasil, conforme projetado pelo blog Radar Olímpico. Os demais representantes do judô brasileiro já eram previstos, uma vez despontam sozinhos na classificação da Federação Internacional de Judô. São eles: Charles Chibana (-66kg), Alex Pombo (-73kg), Vitor Penalber (-81kg) e Tiago Camilo (-90kg).

Deste grupo, Vitor Penalber tem as melhores chances. Considerando os resultados já obtidos, Rafael Silva e Tiago Camilo também podem beliscar um lugar no pódio. Silva, conhecido como Baby, enfrentou uma mudança radical no corpo durante a preparação para os Jogos com o objetivo de aumentar a massa muscular e continuar com chances de medalha na categoria dominada pelo super campeão Teddy Rinner.

No entanto, o time mais forte é o feminino, que já estava praticamente fechado antes mesmo da convocação ser anunciada. Representarão o Brasil na Arena Carioca do Parque Olímpico as judocas Sarah Menezes (-48kg), campeã olímpica em Londres; Erica Miranda (-52kg), top cinco na categoria; Rafaela Silva (-57kg); Mariana Silva (-63kg); Maria Portela (-70kg); Mayra Aguiar (-78kg), segunda no ranking mundial e Maria Suellen Altheman (+78kg).

Entre as meninas, a disputa de medalhas pode ocorrer com Sarah Menezes, Erica Miranda, Mayra Aguiar e Maria Suellen Altheman, que teve uma grave lesão de joelho, mas, depois do retorno aos tatames, já venceu em diferentes torneios todas as principais adversárias, inclusive a cubana campeã olímpica Idallys Ortiz e a gigante chinesa, campeã mundial, Sasa Mi.

Os nomes dos convocados foram anunciados por meio da página no Facebook da CBJ. Na tarde desta quarta-feira, o chefe da seleção brasileira, Ney Wilson, dará entrevista coletiva para detalhar as escolhas e como deve ser o processo de preparação final dos atletas. No calendário, não há mais nenhum grande evento previsto nas da Olimpíada. Os atletas falarão com a imprensa na quinta-feira.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7