Com esquema definido e Pikachu na lateral, Vasco dá sinal de melhora - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 20:51
16 de Junho de 2019



Com esquema definido e Pikachu na lateral, Vasco dá sinal de melhora


Futebol – O Vasco ainda está longe de se ver tranquilo no Campeonato Brasileiro. O rendimento também pode melhorar bastante. Mas o empate em 1 a 1 com o Santos mostrou que a equipe de Alberto Valentim tem margem de progressão até o fim do ano.

O time está há três jogos invicto: venceu o Bahia em São Januário e empatou com Flamengo e Santos. Nestas partidas, teve lampejos de bom futebol, como no primeiro tempo no clássico em Brasília e a etapa final do duelo com o Peixe.

Valentim mantém esquema

Em comum nestes três jogos foi o esquema utilizado – que havia sido testado pela primeira vez diante do Vitória. Valentim assentou o Vasco num 4-3-3/4-5-1 baseado num trio de volantes que começa a dar estabilidade ao time, com Fabricio oscilando entre um posicionamento central ou aberto.

É a partir destas peças que o técnico varia o jogo do Vasco. Contra o Bahia, em casa, usou jogadores mais ofensivos, como Thiago Galhardo e Fabricio. Diante do Santos, foi mais cauteloso e usou Bruno Cosendey e Andrey. As lesões e suspensões têm participação nessas constantes mudanças, mas é possível perceber que este tripé é inegociável no momento.

Achar uma formação base é o primeiro passo para Valentim conseguir dar regularidade ao time. Isso ainda está longe de acontecer. Diante do Santos, o Vasco foi inofensivo no primeiro tempo e sofreu na marcação pelos lados. Só melhorou na etapa final, com a entrada de Giovanni Augusto no lugar de Cosendey e uma rearrumação para o 4-2-3-1.

Pikachu na lateral

Com a base mantida, Valentim poderá encontrar novas soluções. Uma delas pode ser o retorno de Yago Pikachu à lateral direita. Foi assim que ele cresceu de rendimento nas duas outras partidas, aumentando também a produção ofensiva do time – foram duas assistências, para gols de Marrony e Rios.

Outro desafio é achar lugar para Giovanni Augusto na equipe. No segundo tempo contra o Santos, o meia foi importante para a reação. É, ao lado de Thiago Galhardo, o mais talentoso meio-campista do elenco: como aproveitá-lo melhor?

Com um pouco mais de tempo para trabalhar e resultados melhores, o Vasco começa a ter mais estabilidade. Seja no esquema tático ou no ambiente, ela será fundamental para que a equipe se livre o quanto antes da ameaça do rebaixamento.

Fonte: Globo Esporte

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA